A ansiedade é causada pelo estilo de vida ou algumas pessoas têm predisposição?


  • +A
  • -A

Sentir ansiedade em algumas situações do dia a dia é normal e saudável. Esse sentimento é uma reação do corpo a momentos que representam ameaças ou geram expectativas e deixam o organismo em alerta. O que causa problemas à saúde é o seu excesso, que desencadeia várias reações e pode levar ao desenvolvimento de diversos transtornos, como o distúrbio do pânico e a ansiedade generalizada.

As causas da ansiedade em excesso

Mas o que causa a ansiedade exagerada? É o estilo de vida ou algumas pessoas têm predisposição? Para a psiquiatra Monica Zilberman, os dois aspectos influenciam: “A causa da ansiedade é multifatorial, uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como predisposição, estresse na vida cotidiana, trabalho e relacionamentos.”

Segundo a psiquiatra, uma evidência da importância dos fatores genéticos nos casos de ansiedade em níveis muito altos é o fato de que os transtornos de ansiedade costumam atingir vários membros de uma mesma família. No entanto, ela explica que algumas pessoas são mais sensíveis aos seus efeitos, assim como os do estresse, enquanto outras são menos.

A importância da ajuda médica

E como saber se a ansiedade que você sente é exagerada? Existem alguns sinais, como preocupação em excesso com o trabalho, com os estudos e com relacionamentos, de maneira que prejudique atividades do cotidiano, além de sintomas da depressão e pensamentos suicidas. Procure ajuda médica o quanto antes para evitar que o quadro piore.

O controle da ansiedade é importante para impedir que os níveis extremos provoquem o surgimento de transtornos e diminuam a qualidade de vida do indivíduo. “Atividade física regular, alimentação saudável, vínculos sociais significativos, meditação e sono de qualidade contribuem para afastar o estresse e a ansiedade”, afirma Zilberman.

Dra. Monica Zilberman é psiquiatra, formada pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 72538

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A ansiedade é causada pelo estilo de vida ou algumas pessoas têm predisposição?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.