É possível diminuir a queda de cabelo com remédios?


  • +A
  • -A

A queda de cabelo é uma preocupação estética para qualquer pessoa, mas no geral são os homens que mais sofrem com isso, já que a calvície é estatisticamente maior no sexo masculino. Para a sorte de muitos, o problema não é um daqueles casos sem solução. Existem diferentes maneiras de tratá-lo, com resultados positivos.  

“É possível diminuir a queda de cabelo através da reposição de vitaminas, em especial a vitamina D3, do ferro ou do uso de medicamento específico”, garante a dermatologista Gabriella Albuquerque. Segundo a médica, a atuação dos remédios no couro cabeludo para impedir a queda dos pelos varia muito.

Queda de cabelo pode ser combatida com remédios tópicos e orais


“Alguns medicamentos atuam diminuindo a ação hormonal da testosterona, outros ajudam no fornecimento de aminoácidos para o bulbo capilar se fortalecer (como no caso das vitaminas). Então realmente a ação destes fármacos varia muito de acordo com o produto”, explica.

“Medicações tópicas podem aumentar a vascularização do couro cabeludo e, com isso, a quantidade de fios no local onde são aplicadas também se eleva. O bom é que elas causam menor chance de manifestações sistêmicas (arritmias e hipotensão). Já o uso oral de medicações promove uma melhora de todo o couro cabeludo e não apenas de uma determinada área de aplicação.”

Efeitos colaterais dos remédios para calvície


Gabriella chama atenção também aos efeitos colaterais dos remédios para calvície. “Alguns podem causar impotência sexual reversível (o que ocorre em 1,8% dos casos) e redução de libido, enquanto outros podem gerar problemas de irritação no couro cabeludo. Arritmia cardíaca também pode acontecer, apesar de ser algo raro, por isso mesmo tais medicamentos não são recomendados para grávidas e lactantes”.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 –http://gabriellaalbuquerque.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível diminuir a queda de cabelo com remédios?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.