search
    Título

    O que acontece em uma pele com acne?

    Acne e manchas de pele
    Pele e Beleza

    Por

    A acne, popularmente conhecida no Brasil como “cravos” ou “espinhas”, é uma doença que atinge a pele e é muito frequente em adolescentes e adultos. Suas principais características são as erupções, vermelhidão e manchas que causam na pele de quem sofre com este problema. A dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes explica o que acontece em uma pele com acne e fala sobre o tratamento desta patologia cutânea.

    Por que as espinhas aparecem?

    A acne é uma doença multifatorial caracterizada pelo aparecimento de cravos e espinhas, que, dependendo da sua gravidade, causa grande impacto psicológico e social. Segundo a médica, são vários os motivos para o surgimento das indesejáveis erupções na pele: “Efeitos hormonais na produção do sebo, genética, resposta inflamatória, presença de bactérias e dieta hiperglicêmica são fatores que influenciam no seu aparecimento”.

    Evitando a acne

    Para evitar o surgimento da acne, não tem jeito, é preciso cuidar da pele, deixá-la saudável. E uma pele saudável é uma pele limpa. No entanto, devemos ficar atentos também à alimentação para não se deparar com surpresas indesejáveis na hora de nos olharmos no espelho: “Além de manter a pele limpa, é preciso usar produtos adequados para seu tipo de pele e ter uma dieta saudável. Se as espinhas aparecerem, um dermatologista deve ser consultado”, recomenda Ana Carolina.

    Procurar um profissional especializado para cuidar da sua pele é fundamental para que o procedimento a ser realizado seja seguro e garantido: “Procure sempre um dermatologista associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) para um tratamento adequado”, alerta a especialista.

    Recuperação total é possível

    Como a pele influencia bastante na parte estética das pessoas, uma pergunta, muitas vezes de forma ansiosa antes e durante o tratamento, que não se cala é: “É possível ficar totalmente recuperado?”. A resposta é sim, é possível, garante a dermatologista: “Há diversas formas de recuperação. Dependendo da gravidade das espinhas, podemos recuperar a pele em sua totalidade. Em alguns casos há a formação de cicatrizes e manchas, cujo tratamento requer um dermatologista bem treinado e capacitado”.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes