Por que ficamos com o nariz entupido quando temos rinite?


  • +A
  • -A

A rinite é caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e é considerada bastante comum. São cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem com o problema respiratório em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Alergia, e o número tende a crescer ainda mais por causa do aumento da poluição.

Inchaço de estrutura do nariz dificulta passagem do ar na rinite


“Para respirarmos, o primeiro local com o qual o ar entra em contato é a mucosa nasal. Boa parte das causas da rinite são as coisas que respiramos e a maneira como nosso corpo reage a estes antígenos”, explica o otorrinolaringologista Fernando Maia. Os casos são, geralmente,  de rinite alérgica, causados por poeira, pólen e alimentos, mas existe também a rinite não alérgica, resultado de problemas na formação das vias aéreas.

Um dos principais sintomas da rinite é o nariz entupido. Segundo o médico, os cornetos são estruturas que ficam dentro do nariz e que transformam o ar externo frio em quente e úmido, essencial para manter uma respiração adequada. “Na rinite, os cornetos estão aumentados e dificultam a entrada de ar, dando uma sensação de obstrução nasal”, afirma o especialista.

Conheça os principais sintomas da rinite


Além do nariz entupido, os pacientes com rinite podem apresentar nariz escorrendo, chamado de coriza, coceira no nariz, na garganta e até nos olhos e espirros, geralmente seguidos. Boa parte dos sintomas costuma aparecer em apenas alguns minutos depois do contato com o alérgeno, mas outros podem surgir horas mais tarde, como cansaço, inchaço nos olhos, dor de cabeça e de garganta.

O tratamento da rinite pode abordar diversas frentes. Uma delas é manter a casa e o ambiente de trabalho sempre limpos e ventilados. Outra abordagem é o uso de medicamentos prescritos por um médico, como antialérgicos e descongestionantes nasais. Por fim, existe a vacina, cujo objetivo é tornar o organismo resistente à substância que causa alergia.

Dr. Fernando Maia é graduado pela Universidade do Oeste Paulista e membro e titulado especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). CRM-PR 35967.

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que ficamos com o nariz entupido quando temos rinite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.