Como é estipulado o valor de uma consulta médica?


  • +A
  • -A

Estipular o preço de uma consulta médica não é uma tarefa simples. Os valores costumam variar bastante, principalmente porque são levados em conta diversos fatores, tais como currículo do profissional, gastos envolvidos no atendimento, impostos a serem pagos, modelo do local de trabalho (público ou privado) e poder aquisitivo dos pacientes do local onde o médico atua.  

 

Diferenças entre consultas médicas públicas e privadas

 


De acordo com o psiquiatra Eduardo de Castro Humes, para se discutir os valores de uma consulta no Brasil é preciso considerar as diferentes realidades da saúde no país. “No caso do Sistema Único de Saúde (SUS), o sistema público, o governo fixa um valor de consulta médica que ele paga aos hospitais, reajustando quando considera adequado”, explica.  

“Já na saúde suplementar existem duas principais realidades em relação ao valor da consulta: aquela em que o médico presta serviços a uma empresa por um valor por consulta (em convênios e cooperativas) e aquela em que ele atua como profissional liberal, com o valor sendo determinado pelo serviço (no caso de clínicas) ou por ele mesmo”, completa.

 

Valores diferentes no mesmo consultório e preço adequado à renda dos pacientes

 


Para Humes, o profissional liberal determina o valor da consulta seguindo regras de mercado similares às que regem o preço de qualquer serviço. Essa lógica acaba fazendo com que, por vezes, dois profissionais de uma mesma clínica cobrem valores diferentes. “Isso ocorre por eles possuírem atributos distintos”, explica.

Em geral, há também uma preocupação em manter o valor justo para população envolvida no atendimento, ou seja, não dá para fixar os mesmos preços para indivíduos que moram em áreas nobres como Jardins, em São Paulo, ou Leblon, no Rio de Janeiro, e os que residem em regiões carentes, por exemplo. “Mesmo assim, essa prática é uma exceção, até porque os custos para o atendimento, como manutenção do consultório, aluguel, condomínio, pagamento de secretarias, telefone, energia elétrica, celular, etc, são estáveis”, completa o psiquiatra.

 

Dr. Eduardo de Castro Humes é psiquiatra e psicoterapeuta formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CRM-SP: 108239

Foto: Shutterstock

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é estipulado o valor de uma consulta médica?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.