Varizes: quais os sintomas mais relevantes que vão além da parte estética?

  • +A
  • -A

Por mais que para muitas pessoas o principal motivo para buscar tratamento contra as varizes seja o desconforto com os prejuízos estéticos que o problema provoca, existem sintomas muito mais sérios e relevantes que não podem ser desconsiderados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, há diversas queixas clínicas dos pacientes, como queimação, inchaço, ardência e cansaço.  

Principais sintomas em um quadro de varizes


“Por serem facilmente notadas pelo paciente, as varizes têm um grande apelo estético. Entretanto, trata-se de um problema de saúde que transcende a estética. Os sintomas mais comuns das varizes são dor, formigamento, sensação de peso, cansaço, queimação, coceira e câimbras noturnas nos membros inferiores, por vezes acordando o paciente no meio da noite”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

Segundo o especialista, podem surgir ainda, em casos mais avançados, edema, ressecamento da pele, perda de fâneros (pelos), escurecimento da pele e até mesmo feridas (úlceras varicosas). Para evitar e tratar todos esses sintomas é necessário aderir ao tratamento adequado indicado pelo médico, o que inclui a prática de uma série de hábitos saudáveis e uso de medicamentos.

Tratamento para controlar os sintomas das varizes


“A prática regular de atividades físicas, em especial as aeróbicas (caminhada, corrida, bicicleta e natação), auxiliam no controle dos sintomas em pacientes com varizes.
As meias de compressão graduada também ajudam. Elas exercem maior pressão na região do pé e tornozelo, que vai gradativamente sendo reduzida em direção ao joelho (meias 3/4) ou coxa (meias 7/8). Assim, o sangue é direcionado para o coração, compensando as alterações circulatórias das varizes e aliviando os sintomas”, explica o médico.

Algumas medidas simples também podem ajudar no controle dos sintomas das varizes. Repousar com os membros elevados e tomar banho com água fria ou colocar os membros inferiores em água gelada são exemplos importantes. Em relação aos remédios que podem ser utilizados no tratamento, vale destacar sua função de ajudar na melhora do fluxo sanguíneo nas veias dos membros inferiores.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: http://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Varizes: quais os sintomas mais relevantes que vão além da parte estética?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.