Varizes: O que são os remédios venotônicos? Como eles agem?


  • +A
  • -A
Imagem do post Varizes: O que são os remédios venotônicos? Como eles agem?

Varizes são veias que se tornam tortas e dilatadas devido a deficiências na circulação, que geram acúmulo de sangue principalmente nas veias das pernas. Notou o surgimento do problema? Está na hora de procurar um médico para tratá-lo. Uma das abordagens possíveis é o uso de remédios venotônicos.

 

Uso de medicamentos venotônicos ajuda a tratar varizes

 


“Os medicamentos venotônicos atuam na ‘parede’ da veia, induzindo o mecanismo de contração e de relaxamento. Eles têm ainda ação anti-inflamatória, reduzindo o inchaço”, explica o angiologista Dr. Carlos Peixoto, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Estes medicamentos também aumentam o tônus das veias e a resistência dos pequenos vasos sanguíneos.

Os venotônicos podem ser associados a outras medidas para reduzir os sintomas das varizes e garantir o sucesso do tratamento. “O uso de meias elásticas, o controle do peso e do sedentarismo são as principais medidas que devem ser tomadas, mas há também a espuma densa, o endolaser,  a radiofrequência e a microcirurgia. O melhor tratamento deve ser definido conforme o tipo de varizes”, afirma o angiologista.

Casos graves de varizes podem precisar de cirurgias

 


De acordo com Peixoto, casos graves exigem medidas mais drásticas para a recuperação do paciente. “A ação deste tratamento é limitada nos casos de varizes avançadas, com a pele comprometida, a fibrose, ou úlceras”. Nos quadros mais graves, pode ser necessário recorrer a outras medidas, como as cirurgias de remoção de varizes.

A ausência de tratamento para as varizes pode gerar complicações e manter os sintomas, provocando desconforto nos pacientes. Dores, úlceras, inchaço, queimação, câimbras, sensação de peso e cansaço nas pernas e nos pés, além do aumento da visibilidade das veias, são alguns dos sintomas das varizes.

 

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-30863-5

 

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
sangue
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Varizes: O que são os remédios venotônicos? Como eles agem?"

Neli de Araujo

como esta sendo feita as operações de varizes

fatima lenise de souza azevedo

minhas varizas são internas doeem muito queima e esta com uma aparecia feia

Cuidados Pela Vida

Oi Neli, as cirurgias são necessárias quando as varizes já se encontram em um estágio mais avançado. Elas podem ser convencionais, a laser ou radiofrequências. A convencional e a laser são feitas sob anestesia raquidiana. Na primeira, as varizes são removidas com microagulhas, na segunda, as veias doentes são “queimadas”. Já a radiofrequência é um método alternativo para tratamento da safena e evita incisões. Um cateter é inserido dentro da veia, onde é aquecido para dar encolhimento às fibras e reduzir o diâmetro da mesma. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.