As varizes podem voltar mesmo após cirurgias?


  • +A
  • -A

O tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia.  

“As varizes podem voltar mesmo após uma cirurgia. Costumo dividir as recidivas das varizes em dois tipos: precoces e tardias. Nas recidivas precoces, o paciente costuma relatar que as varizes voltaram em questão de meses ou entre um e dois anos. Já as recidivas tardias usualmente ocorrem anos após a cirurgia, por vezes após 10 ou 20 anos”, apresenta o angiologista Rodrigo Fukushima.

Retorno precoce e tardio das varizes


O retorno precoce das varizes tem como principal causa o
tratamento incompleto ou inadequado das varizes. “Realizar o tratamento cirúrgico das varizes dos membros inferiores sem o adequado tratamento de sua causa seria o mesmo que pintar uma parede com infiltração de água sem tratar um cano vazando embaixo. Por melhor que seja o pintor, a parede nunca ficará boa”, diz o especialista.

Para entender o retorno tardio das varizes pós-cirurgia, deve-se levar em conta a variável genética, que também é um fator forte de influência para a manifestação das varizes. Após o tratamento cirúrgico, o passar dos anos pode fazer com que outras veias normais se tornem varicosas. “Por isso, deve-se evitar outros fatores de risco, como sedentarismo, obesidade e uso de hormônios. Dessa forma, é possível retardar a evolução da doença e proteger o paciente de ter recidiva”, avisa Rodrigo.

Cuidados para evitar o retorno das varizes após cirurgia


Portanto, a orientação dada aos pacientes que irão se submeter a uma cirurgia de varizes é reduzir ao máximo os demais fatores de risco durante longo e após o tratamento. “Neste sentido, é muito importante a introdução da prática de alguma atividade física (preferencialmente aeróbica), controle do peso, evitar o uso de anticoncepcionais hormonais sempre que possível e
utilizar terapias compressivas (meia de compressão) nos períodos em que for se manter em pé ou sentado parado por mais de duas ou três horas”, recomenda o profissional.

 

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "As varizes podem voltar mesmo após cirurgias?"

Andrea

Boa noite realmente elas voltaram e eu estou muito chateada pois não foi fácil a cirurgia e a recuperação!Agora as minhas pernas estao horrorosas novamente!!

Silvana Rocha

Eu tenho varizes a bastante tempo e por conta do trabalho em pé elas estão piores mais e muito difícil consegui marcar uma consulta pelo sus,pode me indicar um hospital que seja referência

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana, sem duvidas o melhor a se fazer é buscar ajuda de um profissional capacitado para poder lhe indicar o tratamento mais adequado. O angiologista é o especialista indicado para que você possa iniciar o tratamento. Até a próxima.

Celso Antônio Pozzebon

Bom dia gostaria inchaço nas pernas..O médico falou veiad varricose…. As veze tenho rezipele….Usado meias SIGVARIS…..

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.