Varizes podem causar trombose?


  • +A
  • -A

A trombose venosa, por definição, é a presença de um coágulo dentro de uma veia. Pode ser superficial, quando o coágulo está em uma veia localizada logo abaixo da pele, ou profunda, quando a veia acometida está no meio dos músculos das pernas ou dentro da barriga. Várias condições, como as varizes, podem estar envolvidas para que esse problema surja.

Varizes e obesidade facilitam desenvolvimento de trombose


“A presença de varizes de membros inferiores, como fator isolado, é considerado de
baixo risco para o desenvolvimento de trombose venosa profunda. Mas, se associado a outros fatores, pode contribuir para desencadear a trombose”, afirma o angiologista Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.

Entre os fatores citados pelo médico estão obesidade, idade superior a 60 anos, imobilidade ou mobilidade reduzida, história prévia de trombose venosa profunda e algumas condições cirúrgicas e clínicas, como doenças crônicas e câncer. “A formação do coágulo ocorre por fatores como lesão da parede interna da veia, dificuldade do sangue circular (estase) e o aumento da viscosidade sanguínea”, informa o profissional.

Tratamento das varizes previne surgimento de trombose


Segundo o especialista, o
tratamento das varizes deve começar precocemente para impedir a progressão da doença para estágios mais avançados, em que o risco de trombose e úlceras é maior. “Em alguns casos, como em cirurgias ou internações prolongadas, a prevenção da trombose deve ser realizada, com o uso de anticoagulantes em baixas doses, assim como o tratamento e o afastamento de todos os fatores de risco”, explica Caiafa.

A busca rápida por tratamento é essencial para prevenir os riscos da trombose, como embolia pulmonar e sequelas nas pernas, já que mesmo que a trombose fique quieta em seu lugar, as veias podem ser prejudicadas. Como consequência, a perna afetada pode ficar inchada e escura e, com o passar dos anos, podem aparecer feridas, que constituem a síndrome pós-trombótica.

Dr. Breno Caiafa é angiologista e cirurgião vascular, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM-RJ: 52-56556-8

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

31 comentários para "Varizes podem causar trombose?"

Maria aparecida

Eu tenho varizes nas pernas tenho muita vergonha e hoje estou gestante as varizes poder trazer algum problema??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gravidez/como-e-feito-o-tratamento-de-varizes-na-gravidez
Abraços.

José Lopes

Eu tive trombose,e só descobri que era depois de vários anos,pq os médicos só SUS não tiveram a capacidade de identificação da doença e hj eu tenho sequelas e nem uso bermudas mais por causa dessa coisa…que todos devem ter cuidados e prevenção…

Deise

Fazer musculação favorece o aparecimento de varizes? Que tipo de exercícios não são recomendados à pessoas com varizes? Ou quais podemos praticar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Deise, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/musculacao-alta-intensidade-varizes-pernas
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/exercicios-recomendados-tratamento-varizes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

DAVID NEPOMUCENO

ÓTIMA MATÉRIA MUITO ESCLARECEDORA, GOTARIA DE SABER ALGO SOBRE A GOTA E ACIDO ÚRICO PAZ E LUZ

CUIDADOS PELA VIDA

Oi David, segue o link de acesso a matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/busca/gota
Abraços.

Regina Narciso

Oi boa tarde,faz 35 dias que fiz uma cirurgia para a retirada da safena das duas pernas pois as varizes estavam muito grande, gostaria de saber se eu posso ter problemas mais tarde com aparecimento de novas varizes e se posso continuar usando a meia normalmente para trabalhar pois no meu trabalho eu fico muito tempo em pé nove horas de pé,e como faço para sumir com umas manchas escuras que ficou na coxa pois a minha cirurgia foi a laizer .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina, segue os links de acesso a algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/possivel-voltar-a-ter-varizes-apos-tratamento-cirurgico-medicamentos
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/conheca-alguns-dos-sintomas-mais-graves-das-varizes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

María Aliete Tomé de Queiroz

Adorei ter informações sobre varizes, pois tenho demais. Estou no médico hoje para saber a situação de minhas varizes. Gostaria de ter mais informações sobre o assunto.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi María Aliete, segue o link de acesso a outras matérias sobre este tem: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes
Abraços.

Cilea

Bom dia eu tive trombose venosa profunda pós parto em 1997 e em 2002 tive tive trombofebite é desobistrui a safena e tive úlcera cremosa em 2013 e agora em 2018 uma úlcera grau 3 minha perna ta escura e muito inchada por causa disso não consigo trabalhar , esse é um pequeno resumo

theresinha

minhas pernas estão sempre inchadas e escuras da canela até os pés. tomo Diosmim diariamente e faço eletroterapia com o fisio q me atende em casa e ja fui ao angiologista mas nao vejo nenhuma melhora. parabenizo a empresa pelos conselhos e descontos nos medicamentos. obrigada!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Theresinha, para mais informações a respeito deste produto entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Ana Rodrigues Azevedo

Tenho muitas varizes, internas e externas, e estou com sobrepeso, se eu fizer caminhada tem possibilidade de aumentar as varizes???

Maria Aparecida Zulian

Artigo muito esclarecedor.Gostaria de uma materia sobre Artrose.Há 20 anos faço tratamento,mas tenho sentido muita dor.Tomei Artrolive por vários anos e o médico resolveu mudar a medicação.Se tomar o mesmo medicamento por muito tempo,ele continua fazendo efeito?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, segue o link de acesso a matérias sobre este assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/busca/artrose
Abraços.

Gennaro Stella

Quando estou deitado, ao acordar, se deixo a cabeça sem travesseiro sinto como se algo acontecesse na cabeça como falta de circulação ou um quase desfalecimento (tontura) que dura alguns segundos.Tem algo haver com circulação ou falta de oxigenação do cérebro. Grato

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gennaro, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Orlita

Boa tarde a todos, gostaria de comentar e ao mesmo tempo agradecer este médico maravilhoso que salvou a vida do meu esposo, foi descoberta uma aneurisma de aorta abdominal ( 4,8) , paciente com inúmeras comorbidades, agilizou a cirurgia, um pós operatório sem alguma complicação e hoje meu esposo está muito bem.

Veni Muniz P. Menezes

Estou sentindo uma dormência na perna esquerda na altura da coxa, é um desconforto essa dormência.Gostaria de saber se essa dormência é sinal de problemas com varizes.Agradeço pelo atendimento.Veni

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Veni, sintomas das varizes se manifestam de formas diferentes em cada pessoa. Veja com seu médico, ele pode te orientar e se necessários solicitar os exames. Abraço.

Ivanete Barreto Cabral valeriano

Boa noite, Dr. Tenho muitas varizes sofro MT tenho vergonha de usar saia uso muito meia calça durante o dia para sair e meias venosa em das, me dá muita coceira me ajude.Sou de Campos dos GOITACAZES RJ. E o Sr que atende no hospital Dr veda?Onde o Sr. Atende. Obrigada .Penso fazer aplicação de espuma.

Regina Sinico

Há 35 dias passei por uma cirurgia de emergência no braço esquerdo. O diagnóstico foi trombose. Tenho pesquisado na internet mas vejo somente reportagens de trombose nas pernas. É comum no braço? Fiquei sem seqüelas, apenas uma leve dormência no polegar.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina, A trombose venosa é a presença de um coágulo dentro de uma veia, então pode ocorrer sim no braço. Acompanhe com seu médico o tratamento. Melhoras

marilza Esteves Machado

Eu tenho varizes e como faço para eu previnir outras, já que já é de família, pois minha mãe tem muitas e elas são altas, pois tenho medo das minhas pernas ficarem assim. pois não tenho como fazer os tratamentos agora, pois estou desempregada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marilza, de acordo com o Dr. Jayme Ramos, “Qualquer exercício que fortaleça a panturrilha é bem vindo na prevenção de veias varicosas”. Temos uma matéria interessante sobre isso: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/como-evitar-complicacoes-varizes. Consulte sempre seu médico para mais informações. Abraço.

Eliana

Eu tive TVP na perna direita e quero prevenir outra ou até mesmo que vire embolia pulmonar. Qual o melhor tratamento para desaparecer as manchas e edemas? Pode ser realizada a cirurgia em quem já teve TVP?

Marilene

Quais exercícios eu posso fazer para não forçar muito a perna?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marilene, é necessário consultar um cirurgião vascular e em caso de prescrição de exercícios, uma subsequente consulta com um especialista da área de Educação Física para que o mesmo possa te indicar os melhores exercícios para seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.