Varizes: Por que a panturrilha é importante para a circulação do sangue nas pernas?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Nivea Lins
- +A
- -A
A panturrilha é fundamental para a circulação do sangue e para evitar que o mesmo se acumule nos membros inferiores. Quando as panturrilhas estão com a musculatura fortalecida, conseguem impulsionar o fluxo sanguíneo das pernas de volta ao coração. Sendo assim, é fundamental praticar atividades físicas que trabalhem as pernas como um todo.
Panturrilha funciona como “coração” das pernas
“A musculatura da panturrilha funciona como um ‘coração’ das pernas quando estamos em movimento, colaborando com o retorno venoso e o bom funcionamento da circulação. Cada contração de músculos da panturrilha representa um bombeamento a mais no retorno de sangue ao coração”, informa a Dra. Nivea Lins, especialista em cirurgia vascular.
Conforme explica a médica, o sangue que chega às pernas através das artérias tem tanto o bombeamento do músculo cardíaco quanto a força gravitacional atuando a favor do fluxo. Mas para este mesmo volume de sangue retornar ao coração, é necessário todo um mecanismo hidráulico presente nas veias, pois não há um coração nos pés e pernas e o fluxo é contrário à força da gravidade. Por isso as panturrilhas são pilares fundamentais deste mecanismo.
Importância de fortalecer as panturrilhas para combater as varizes
Portanto, quem sofre com problemas na panturrilha devido a traumatismos, imobilizações prolongadas etc, terá chance aumentada de desenvolver varizes. “O enfraquecimento da musculatura pode até mesmo promover trombose venosa profunda e varizes secundárias. Doenças neurológicas com perda de movimentação e tônus muscular também podem contribuir para o aparecimento de refluxo e varizes secundárias”, afirma a médica.
A melhor maneira de impedir as varizes em decorrência de problemas na panturrilha é manter uma atividade física regular que fortaleça essa parte do corpo. Além disso, o tratamento medicamentoso contra as varizes pode ser importante. “Em casos de traumatismos ou doenças neurológicas, deve-se consultar o médico especialista para prescrição de medidas de prevenção à trombose, como uso de compressão elástica e até anticoagulação medicamentosa”, conclui a cirurgiã.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Nivea Lins
Cirurgia Vascular
CRM: 52-93017-2 / RJ
- 17 comentários para "Varizes: Por que a panturrilha é importante para a circulação do sangue nas pernas?"
-
Pedro Soares de Moura
Sinto dormência nos dedos do pé e na planta dos dois pés, é as vezes aquecimento. Fiz exames, deu neuropatia. Não sou diabético, tomei remédios, agora tomei uma série de injeções citoneurim, melhorou um pouco, mas sinto mais a noite, ou qdo fico sentado.0 que fazer. Tenho 72 anos
-
Valéria
Passei por uma artroscopia e tive trombose na perna esquerda. E agora estou sofrendo muito com uma ulcera varicosa na mesma perna. Já fui a 4 angiologistas mas até agora não fui curada. Qual é o melhor tratamento? Eu estou bem desanimada pois tenho muitas dores todos os dias a mais de um ano.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Valéria. O tratamento para úlceras varicosas deve ser acompanhado por um angiologista, por isso aconselhamos que tente novamente procurar uma outra opinião médica, para verificar se há necessidade de começar outro tratamento. No link abaixo temos uma matéria sobre esse assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/varizes-o-que-sao-as-ulceras-varicosas . Abraços! -
Mariangela de Souza
Obrigada por publicarem essas informações. Tenho mariangelasouza92@hotmail.com , faço tratamento para insuficiência venosa crônica, e todas as informações ratificam o que meu médico sempre me diz. Faço uso de anticoagulante (Diosmim), uso nos dias quentes, as meias de compressão média e frequento a academia de segunda a sexta. Minhas séries priorizam as pernas, tenho séries específicas para as panturrilhas , dentro do meu exercício funcional, utilizando apenas o peso do.meu corpo, evitando sobrecargas. Tenho 63 anos, sou ativa, moro sozinha estou aposentada, mas continuo trabalhando. Gostar de mim, me cuidar e seguir as orientações do meu treinador e do meu médico, faz toda a diferença. Grata pelas.publicacoes que recebo sempre no.meu email.
-
Rita Torres
Trabalhar a panturrilha com musculação é benéfico para combater o inchaço dos pés no caso de insuficiência venosa?Como saber quais os melhores exercícios para a panturrilha?Grata
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Rita. Tonificar a panturrilha é uma medida importante para tratar o problema, pois a musculatura da perna, especialmente a panturrilha, é responsável por bombear o sangue pelas veias, direcionando-o de volta ao coração. Conforme o Dr. Rodrigo Fukushima, “A prática de exercícios isométricos na academia, com fortalecimento dos grupos musculares de todo o membro inferior (especialmente da panturrilha) é muito recomendada”. Não dispense o acompanhamento com um especialista, ele será capaz de orienta-la da melhor maneira, evitando riscos e obtendo os melhores resultados. Abraços!
-
celia
trabalho muito sentada e quando exercito um pouco sinto muito fraqueza nas pernas, isso tem que ver com falta de circulação.?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Celia. Algumas medidas podem ser empregadas para amenizar os efeitos negativos. Uma delas é levantar periodicamente no trabalho para esticar e alongar as pernas, em saídas curtas para caminhar, seja na rua ou pela própria empresa. Lembrando que, é fundamental praticar atividades físicas que trabalhem as pernas como um todo, seguindo recomendações de um especialista e respeitando seus limites. Abraços!
-
CICLEIDE GOMES DA SILVA
Bom dia! já operei de varizes, melhorei muito do inchaço das pernas e dores, porém ainda tenho muitas dores na planta dos e muitas câimbras nas pantorrilhas,pés, mãos e costas. A noite tenho muitas câimbras nas pernas principalmente nas pantorrilhas. Vocês podem me ajudar?ObrigadaCicleide Gomes da Silva
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Cicleide. Em um tratamento de varizes, é preciso que você adote algumas práticas e hábitos simples para controlar e amenizar a doença. Evitar uso de roupas apertadas, elevar as pernas sempre que possível,
adotar hábitos saudáveis no dia a dia. Ter uma alimentação balanceada e nutritiva, se hidratar bastante. Recomendamos que você retorne em consulta e relate ao médico, sobre os desconfortos que sente, o mesmo irá orientá-lá, avaliar e prescrever um tratamento, se necessário. Abraços!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.