É possível ter varizes em outras áreas do corpo, que não as pernas?


  • +A
  • -A
Imagem do post É possível ter varizes em outras áreas do corpo, que não as pernas?

Varizes são pequenas veias dilatadas ou com volume aumentado conhecidas do grande público por surgirem nos membros inferiores, ou seja, nas pernas. No entanto, outras partes do corpo também podem ser afetadas pela doença.

Além das pernas

É incomum, mas o surgimento de varizes em outras localidades é possível em algumas pessoas. Contudo, essas ocorrências são específicas e variadas, não se podendo generalizar as causas. As hemorroidas, no canal anal, são as mais famosas. “Além das pernas, as áreas afetadas pelas varizes podem ser a região pélvica (uterinas e ovarianas), bolsa escrotal (varicocele) e o esôfago”, aponta o angiologista Guilherme Peralta Peçanha.

Uma outra região que também pode ter varizes é o rosto, mas é ainda mais infrequente. Na face, o mais comum é o aparecimento de “vasinhos”, que não tem nenhuma relação com a ocorrência nas pernas.

Tratamento de varizes em outras áreas

Falando nos vasinhos no rosto, nestes casos o tratamento deve ser feito apenas com laser transdérmico. A chamada “aplicação”, procedimento com injeção de produtos químicos como a glicose 75%, não deve ser colocada em prática, diferentemente das “varizes tradicionais”, que podem ser tratadas com com laser e aplicação.

“Nos últimos, anos temos usado nas pernas a combinação laser e aplicação para tratar os vasinhos com resultados mais rápidos. É importante lembrar que estas avaliações e tratamentos devem ser feitos por um médico angiologista ou um cirurgião vascular, que são os profissionais mais capacitados para o diagnóstico e tratamento destes problemas”, alerta o Dr. Guilherme.

Dr. Guilherme Peralta Peçanha é angiologista e diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 574219.

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível ter varizes em outras áreas do corpo, que não as pernas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.