Varizes internas existem? Médico explica classificação correta das varizes profundas


  • +A
  • -A

Apesar da imagem que a maioria das pessoas tem das varizes serem aquelas veias deformadas e bem saltadas na pele, esse não é o único tipo de varizes que pode comprometer a saúde dos pacientes. Há também as varizes profundas, que além de não serem visíveis, são vasos sanguíneos responsáveis pela maior parte da circulação dos membros inferiores – elas são chamadas popularmente, de forma equivocada, de “varizes internas”.  

“O termo ‘varizes internas’ não existe. Deve-se falar em sistema venoso profundo. Apesar de ser incorreto, o termo é muitas vezes utilizado por pacientes que apresentam sintomas nos membros inferiores, sem varizes visíveis. O termo varizes profundas representa os refluxos no sistema venoso profundo ou alterações isoladas no sistema superficial das veias safenas ou perfurantes”, esclarece o angiologista Rodrigo Fukushima.

 

Varizes profundas são responsáveis por até 90% da circulação dos membros inferiores


Segundo o médico, o sistema venoso superficial, ou seja, aquele em que as varizes são visíveis, é responsável por 10 a 15% da circulação dos membros inferiores. Mesmo assim,
leva a sintomas incômodos, como dor, peso, cansaço, câimbras e inchaço nas pernas. O sistema venoso profundo, por sua vez, é composto por uma ampla rede de veias intra-musculares que são responsáveis por 85 a 90% da circulação dos membros inferiores.

“Como as veias profundas não são visíveis a olho nu, dependem de exames complementares para adequada avaliação. Dada a sua importância, as alterações neste sistema costumam ser mais graves”, diz Dr. Rodrigo.

Tratamento das varizes profundas


Tendo em vista a grande representatividade do sistema venoso profundo na circulação, qualquer tipo de alteração nesse sistema poderia implicar em um enorme déficit circulatório. Para tratar eventuais problemas,
são indicadas medicações venotônicas, fisioterapia vascular e terapias compressivas. “Exceto em raras exceções, as cirurgias são contra-indicadas nas alterações do sistema venoso profundo”.

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "Varizes internas existem? Médico explica classificação correta das varizes profundas"

Elizângela

Olá tenho varizes internas na região pélvica é sinto muita dor, e de uns meses pra cá venho sentindo q está inchando o meu abdomi.Gostaria de saber se tem cirurgia vascular pra esse tipo de varizes ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elizângela, para tratar alterações no sistema venoso profundo são indicadas medicações venotônicas, fisioterapia vascular e terapias compressivas. Cirurgias só são indicadas em raras exceções, devido a ser um procedimento extremamente invasivo. De qualquer forma, recomendamos uma visita ao médico para que o melhor tipo de tratamento seja empregado ao seu caso. Até a próxima!

R ubenes sousa gomes

Boa tarde,tenho úlcera venosa no tornozelo direito e já venho lutando à 4 anos, porque tive uma trombose venosa, gostaria de saber se fazendo cirurgia resolve parar de sair as úlceras?elas saem e fecha e saem novamente oque devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ubenes, no caso, quando a úlcera está curada, o médico pode prescrever meias de compressão medicinais, pois as mesmas ajudam na melhora da circulação sanguínea. Desejamos sorte em seu tratamento. Abraços!

Ana Maria Mauro Borges

Gostaria de saber, se existe algum creme ou gel que proporcione alívio para queimação dos mebros inferiores e clareamento de parte escurecida da pele nas pernas em consequência de varizes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana, para indicação de cremes pomadas ou gel é necessário uma consulta presencial com o seu médico, pois cada paciente possui uma particularidade e um tratamento específico. Temos uma matéria que aborda esse tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/meias-cremes-varizes

JosileneRodrigues

Estou com muito cansaco nas pernas devido o meu trabalho passo o dia todo em pé o que fazer para aliviar essas dores e o cansaço que sinto.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josilene, o angiologista Dr Jayme Ramos de almeida afirma que trabalhar sempre em uma mesma posição pode, sim, piorar as varizes. A gravidade é um fator que pode levar a um acúmulo de sangue em maior quantidade nas pernas. O médico ainda orienta que se precisa ficar de pé o tempo todo, tente encontrar brechas para sentar e repousar as pernas. De qualquer modo é muito importante que você busque ajuda profissional, para que diante de uma consulta presencial seja indicado o tratamento mais adequado para você. Até logo.

maria diva rodrigues

existe alguma coisa que posso fazer alem da cirurgia sou muito nervosa tenho medo de fazer cirurgia existe sem corte

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, de acordo com o angiologista Dr Jayme Ramos de Almeida o tratamento das varizes pode ser clínico ou invasivo. O primeiro se baseia no uso de medicações específicas e de métodos que facilitam a circulação sanguínea nos membros inferiores, como compressão elástica, manter as pernas para o alto e sempre em movimento, praticar exercícios físicos etc. Já no segundo são utilizadas técnicas como laser, espuma densa e microcirurgia. Converse com seu médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Ronaldo Holanda Maia

Gostaria de não mais receber notificações, sobre seus produtos, não uso mais nenhum medicamento, meu tratamento já terminou, explua o meu nome, o meu CPF, o meu imail, e o meu número de celular, obrigado por sua gentileza !!! E à atenção de sua equipe.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ronaldo, encaminhamos sua solicitação para setor responsável. Abraços.

Angela Caramez

Tenho o cartão de vcs para comprar diosmim, gostaria de saber se tenho que renovar o cartão, ou posso continuar a usar o mesmo. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ângela, não é necessário a renovação do cartão, você consegue comprar os medicamentos participantes do programa nas farmácias credenciadas diante da apresentação do CPF cadastrado. Abraços.

Van

Já operei de varizes há 10 anos atrás, mas hoje elas voltaram. Tenho manchas amarronzadas nas pernas e nas laterais das pernas, parte inferior, junto aos pés, tenho concentração de manchas escuras. Como saber o melhor tratamento para meu caso? Como saber se o sistema venoso profundo foi ou não atingido?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Van, de acordo com a matéria como as veias profundas não são visíveis a olho nu, dependem de exames complementares para adequada avaliação. Para que seja identificado o tratamento mais adequado para você é muito importante uma consulta presencial com o angiologista. Até a próxima.

Isaura

tenho varizes mio tt o finas nas pernas nos pés e incham muito e dores no joelho esquerdo. e pe do nós tornozelos. já fiz 2 vezes cirurgias de varizes más tudo continua qual se r ia o melhor tratamento para mim

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Isaura, o angiologista Dr. Rodrigo Bono Fukushima afirma que as varizes podem voltar mesmo após uma cirurgia, completa informando que costuma dividir as recidivas das varizes em dois tipos: precoces e tardias. Nas recidivas precoces, o paciente costuma relatar que as varizes voltaram em questão de meses ou entre um e dois anos. Já as recidivas tardias usualmente ocorrem anos após a cirurgia, por vezes após 10 ou 20 anos. O retorno precoce das varizes tem como principal causa o tratamento incompleto ou inadequado das varizes. Somente o profissional diante de uma consulta presencial poderá indicar o tratamento mais adequado para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até logo.

Auxiliadora

Bom diaQualquer pessoa e idadePode tomar o dois milA minha mãe tem 86 anos?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Auxiliadora, para que seja indicado o tratamento mais adequado para sua mãe é crucial uma consulta presencial com o angiologista. Após exames será iniciado o tratamento amenizando os sintomas da doença. Temos mais algumas matérias sobre o tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/Varizes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.