AchèAchè
    search
    Título

    Varizes: Por que ficar muito tempo sentado é um fator de risco?

    Uncategorized

    Por

    Ficar muito tempo sentado é ruim para a circulação sanguínea e, portanto, torna-se um fator de risco das varizes. Este comportamento facilita que o sangue fique acumulado nos membros inferiores, atrapalhando a fluidez do fluxo. Dessa forma, as varizes se formam nas pernas e boa parte do sangue não chega ao coração, representando perigo.  

    Fator gravidade também é ruim para as varizes quando se fica sentado muito tempo

     

    “O objetivo da circulação venosa dos membros inferiores é levar o sangue ‘de volta’ ao coração. Um dos mecanismos envolvidos neste processo é o bombeamento do sangue que está nas pernas pela musculatura da panturrilha, conforme a musculatura contrai. Quando a pessoa fica muito tempo sentada, a musculatura da panturrilha passa muito tempo relaxada, sem trabalhar; prejudicando o bombeamento do sangue de volta ao coração”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.
    Ao mesmo tempo, como as pernas estão para baixo, a ação da gravidade dificulta ainda mais o retorno do sangue para o coração. “Ao longo dos anos, esta falta de bombeamento do sangue, aliado à ação da gravidade, acarreta danos na microcirculação e na parede das veias, predispondo o aparecimento de varizes”, diz o médico.


    Solução para quem fica o dia todo sentado

    Para as pessoas que ficam o dia todo sentadas no trabalho, é recomendado o uso de meias de compressão gradual; ingerir bastante líquidos, fazer curtas pausas, levantar-se ao longo do dia e manter a musculatura das pernas tonificadas com atividade física regular. “Uma vez que o quadro de varizes se instalou, não há como revertê-lo sem tratamento específico. Nesta circunstância, o paciente deve procurar avaliação por um especialista”, afirma Fukushima.
    Existem vários tratamentos possíveis, que irão depender da apresentação e da intensidade das varizes. Existem casos que podem ser tratados com escleroterapia, laser ou até mesmo com cirurgia. Outros que podem ser controlados com uso de medicamentos associados às medidas já mencionadas (uso de meias elásticas de compressão, prática de atividade física regular, repouso, combate ao sobrepeso etc).  

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes