As varizes podem aumentar com a menopausa?


  • +A
  • -A

As varizes são veias que se dilatam em função de defeitos na circulação sanguínea e fazem com que o sangue se acumule nos membros inferiores. A doença afeta homens e mulheres, mas a maior parte dos casos diagnosticados é do sexo feminino e algumas pessoas dizem que as varizes tendem a piorar a partir da menopausa. Será que isso é verdade?

Idade avançada é um dos fatores de risco das varizes


Segundo o angiologista Jayme Ramos, o
avanço da idade é um dos principais fatores de risco das varizes. E, com o passar dos anos, as mulheres entram na menopausa, período que coincide com o aumento das varizes. A partir daí, faz-se uma associação entre a piora do quadro com a chegada da menopausa.

“Uma coisa que acontece também é que, com a menopausa, as mulheres passam a ter um risco igual ao dos homens de ter problemas cardiovasculares. Alguns médicos (não todos) acreditam que a diminuição dos níveis hormonais pode levar a um aumento do número de veias varicosas nas mulheres”, afirma o especialista.

Como é feita a prevenção das varizes?


Para evitar varizes na menopausa e em qualquer fase da vida da mulher, existem algumas medidas importantes, como evitar ganho de peso, não ser sedentária,
 evitar cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar meias de compressão e evitar situações que aumentem a pressão venosa nos membros inferiores.

De acordo com o angiologista, a diferença da prevenção antes e depois da menopausa é um cuidado maior com os fatores de risco, como aumento de peso e sedentarismo. “O tratamento é o mesmo e usa as técnicas mais adequadas a cada caso. O importante é não relaxar nos cuidados com o aumento da idade. É importante usar a meia de compressão de forma regular, praticar atividades físicas regulares e cuidar da dieta”, explica Doutor Ramos.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
atividade-fisica
circulacao
obesidade
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "As varizes podem aumentar com a menopausa?"

Leopoldina Antônia de araujo

Sou magra,não fumo e nem bebo e minhas pernas já parece uma árvore de tantas varizes,o que devo fazer? Já fiz muitas aplicações a 10 anos atraz. E cada dia mais aparecem.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leopoldina. É crucial buscar atendimento com o angiologista, este especialista indicará o tratamento mais adequado para você. Dessa forma será possível amenizar os sintomas e trazer maior qualidade de vida para você. Abraços.

Ana

O meu comentário,vou procurá um médico e me cuidar,fazendo aplicações e usar meias compressão. Obrigada pelo o alerta!abraços.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana. É isso mesmo, o passo crucial para combater os sintomas de forma completa é buscar atendimento especializado. O angiologista é o profissional mais adequado para orientar os pacientes com essa patologia. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.