Ultrassom Doppler venoso: exame diagnostica o funcionamento das veias


  • +A
  • -A
Imagem do post Ultrassom Doppler venoso: exame diagnostica o funcionamento das veias

Como está a sua circulação sanguínea? Está funcionando direitinho e de forma saudável? Uma das maneiras de você dar respostas certeiras para essas perguntas é realizando um exame ultrassom Doppler venoso. Mas você conhece esse método muito utilizado pelos médicos?

O que é o Doppler venoso?


O ultrassom Doppler venoso, também conhecido como Eco Doppler venoso colorido ou dúplex scan, é um exame de imagem não invasivo e não necessita de aplicação de contraste. Sua execução, apesar de ter um custo elevado, também pode ser realizada quantas vezes o médico achar necessário para a investigação da saúde das veias.

“Nós observamos os vasos por dentro com o sangue se movendo, sem corte e sem dor. Vemos o sentido do fluxo, ou seja, se ele está indo para o local certo ou não, o volume do fluxo e seu tipo, se é contínuo, oscila com a respiração, é laminar ou turbilhonar, etc. É ideal para o estudo das patologias venosas”, explica a angiologista Carmen Porto.

Ainda segundo a médica, não há uma preparação especial para fazer o Doppler, salvo em casos de exames das veias abdominais (veias ilíacas e veia cava inferior). O paciente precisa passar por uma dieta desde o dia anterior pobre em carboidratos e gordura e fazer uso de antifiséticos por via oral. O jejum no dia do exame deve ser de quatro horas, podendo ingerir água e os medicamentos usualmente utilizados.

Exame investiga doenças como varizes e trombose


Além de monitorar a circulação, o Doppler costuma ser indicado para pesquisa de desordem venosa aguda, que é o caso da trombose, e para investigação de desordem venosa crônica, que inclui um espectro de doenças venosas que vai desde varizes (acima de 3mm de diâmetro) à úlcera venosa. “Também pode ser feito um estudo de malformações para saber se há atresia/agenesia do sistema venoso profundo e para o diagnóstico diferencial de edemas”, complementa Dr. Carmen.

O exame deve ser feito obrigatoriamente por médicos. Os mais indicados são angiologistas e cirurgiões vasculares, pois têm a visão clínica da patologia e fornecem informações mais adequadas. No entanto, outros médicos especialistas, se treinados e igualmente capazes, podem conduzir um paciente, como cardiologistas e radiologistas.

Dra. Carmen Porto é angiologista, ecografista vascular e diretora do Departamento de Métodos não Invasivos da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 531339-RJ

TAGS
cardiovascular
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Ultrassom Doppler venoso: exame diagnostica o funcionamento das veias"

Luciana da silva

Estou com trombose na perna direita venosa profunda. mas doei até a veria agora. já fiz o doppler mais já tem 5 meses. o médico pediu outro, e, eu estou sem poder pagar. Mas já estou com isso desde de fevereiro já esta fazendo um ano, fiquei tomando marevan 14/03/16 até 30/11/16.

irlete

Eu tenho varizes tem que perna fica toda preta vermelhada outra dia fica mais clara

Marcos Antonio Morais

Gostaria que informe preço de ultrassom dopler venosvenoso

Cuidados Pela Vida

Oi Marcos, não temos como passar essa informação, pois o Aché é um laboratório farmacêutico. Você pode pesquisar o preço nas clínicas e hospitais próximos de sua região. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.