Ultrassom Doppler venoso: exame diagnostica o funcionamento das veias


  • +A
  • -A

Como está a sua circulação sanguínea? Está funcionando direitinho e de forma saudável? Uma das maneiras de você dar respostas certeiras para essas perguntas é realizando um exame ultrassom Doppler venoso. Mas você conhece esse método muito utilizado pelos médicos?

O que é o Doppler venoso?


O ultrassom Doppler venoso, também conhecido como Eco Doppler venoso colorido ou dúplex scan, é um exame de imagem não invasivo e não necessita de aplicação de contraste. Sua execução, apesar de ter um custo elevado, também pode ser realizada quantas vezes o médico achar necessário para a investigação da saúde das veias.

“Nós observamos os vasos por dentro com o sangue se movendo, sem corte e sem dor. Vemos o sentido do fluxo, ou seja, se ele está indo para o local certo ou não, o volume do fluxo e seu tipo, se é contínuo, oscila com a respiração, é laminar ou turbilhonar, etc. É ideal para o estudo das patologias venosas”, explica a angiologista Carmen Porto.

Ainda segundo a médica, não há uma preparação especial para fazer o Doppler, salvo em casos de exames das veias abdominais (veias ilíacas e veia cava inferior). O paciente precisa passar por uma dieta desde o dia anterior pobre em carboidratos e gordura e fazer uso de antifiséticos por via oral. O jejum no dia do exame deve ser de quatro horas, podendo ingerir água e os medicamentos usualmente utilizados.

Exame investiga doenças como varizes e trombose


Além de monitorar a circulação, o Doppler costuma ser indicado para pesquisa de desordem venosa aguda, que é o caso da trombose, e para investigação de desordem venosa crônica, que inclui um espectro de doenças venosas que vai desde varizes (acima de 3mm de diâmetro) à úlcera venosa. “Também pode ser feito um estudo de malformações para saber se há atresia/agenesia do sistema venoso profundo e para o diagnóstico diferencial de edemas”, complementa Dr. Carmen.

O exame deve ser feito obrigatoriamente por médicos. Os mais indicados são angiologistas e cirurgiões vasculares, pois têm a visão clínica da patologia e fornecem informações mais adequadas. No entanto, outros médicos especialistas, se treinados e igualmente capazes, podem conduzir um paciente, como cardiologistas e radiologistas.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Carmen Porto

Dra. Carmen Porto

Angiologia

CRM: 531339 / RJ

TAGS
cardiovascular
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

38 comentários para "Ultrassom Doppler venoso: exame diagnostica o funcionamento das veias"

Luciana da silva

Estou com trombose na perna direita venosa profunda. mas doei até a veria agora. já fiz o doppler mais já tem 5 meses. o médico pediu outro, e, eu estou sem poder pagar. Mas já estou com isso desde de fevereiro já esta fazendo um ano, fiquei tomando marevan 14/03/16 até 30/11/16.

irlete

Eu tenho varizes tem que perna fica toda preta vermelhada outra dia fica mais clara

Marcos Antonio Morais

Gostaria que informe preço de ultrassom dopler venosvenoso

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcos, não temos como passar essa informação, pois o Aché é um laboratório farmacêutico. Você pode pesquisar o preço nas clínicas e hospitais próximos de sua região. Abraços.

Sangela chaia Santos Silva

Gostaria de saber qual o valor do doppler venoso colorido membros inferiores?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sangela, não temos como passar essa informação, pois o Aché é um laboratório farmacêutico. Você pode pesquisar o preço nas clínicas e hospitais próximos de sua região. Abraços.

Leonice Trindade

Gostaria de saber o valor das duas pernas por favor obg .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonice, não temos como passar essa informação, pois o Aché é um laboratório farmacêutico. Você pode pesquisar o preço nas clínicas e hospitais próximos de sua região. Abraços.

Rafaela

Ola me chamo Rafaela tenho muitas dores na minhas pernas e umas dores fortes as vezes sinto q vai me dar câimbra. Mas não dá so só fica mais dura …pq sera

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rafaela, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Fabiano

Boa tarde..tenho um bebê de 10 meses qui foi diagnosticada com um tumor nos olhos…ja foi feita 3 sessões de quimio ..na ultima resonancia foi constatado qui o tumor n esta mai laMas o medico n consegue ver o globo ocular delaEsse exame pode ajudar a ver o globo ocular ..para qui possa ver ser o tumor esta atras do globo ocular…ou nas veia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiano, sua filha poderá fazer o exame de fundo de olho, onde o médico irá avaliar as artérias, veias e nervos. Converse com o médico que a está acompanhando para verificar quando o exame poderá ser feito. Desejamos melhoras para ela. Abraços.

Jucineia

Boa tarde!! Em caso de suspeita de gravidez pode ser feito o doppler venoso? Ou tem algum risco para a formacao do bebe.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jucineia, não contraindicação para gestantes. Porém, não deixe de informar ao profissional que fará o exame sobre a suspeita de gravidez. Abraços.

Lucia

Eu comecei ficar cm as pernas e tornoselo inchado quando amanhece dia esta bem mucho ms durante dia incha

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia, marque uma consulta com o angiologista para uma avaliação. Abraços.

Marilene

Quando estava grávida tive trambose venosa na perna esquerda, minha veia ficou muito grossa sinto dores e esquenta muito quais cuidados devo ter para melhorar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilene, os objetivos no tratamento da trombose são impedir o crescimento dos coágulos e impedir que os coágulos existentes se soltem. Esses objetivos podem ser alcançados através de medicamento prescritos por um cardiologista ou cirurgião vascular. Abraços.

maura

fiz exame dolpper deu ateromatose difusa membros inferiores sem danos ao fluxo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maura, aterosclerose é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias dentro das artérias e nas paredes delas. É indicado exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, converse com seu médico e verifique como proceder o tratamento. Abraços.

francisco

estou ficando com as pernas marrom escura e também com os tornozelos inchados, quando aperto a parte frontal da minha perna com o dedo polegar, demora para voltar o normal. o que será que esta acontecendo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisco, é impossível fazer um diagnóstico sem exames e sem a sua presença, vá ao médico, ele saberá como lhe orientar. Abraços e melhoras.

Edmar

Substitui o cateterismo ou a angioplastia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edmar. Trata-se de procedimentos diferentes. Temos uma matéria que trás informações sobre o cateterismo e sobre a angioplastia, clique nos links abaixo e confira. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/o-que-e-cateterismo-como-funciona-o-exame

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/angioplastia-medica-explica

Edmar

Quais os sintomas que exigem a realização do cateterismo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edmar. O cateterismo é um exame que serve para analisar a gravidade das obstruções nas artérias coronárias e também para auxiliar o diagnóstico de doenças como as cardiopatias congênitas. De acordo com a cardiologista Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto, é um exame que deve ser feito de urgência em situações em que o paciente corre risco de vida. Por exemplo, o infarto com supra, o infarto complicado, que cursa com piora rápida do paciente, e a angina intratável, aquela que não melhora com medicamentos orais. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Até breve.

Andrico rodolpho neto

Tenho veias muito grossas desde a virilha ate a.batata da pernas elas diminue e espalha tornoselo e.peito dos pes fiz o doper onde consta do laudo ausência de trombose o medico me aconselhou operar com uma espuma me esplicou passo a passo não me senti seguro e fui ao angiologista do sus ele disse não nao e não meu exame tem 2 anos tenho que fazer me ajuda ai. Tenho 66 anos e sou graças a deus muilto ativo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Andrico. A cirurgia pode ser indicada para a retirada de veias varicosas, principalmente se forem muito grossas, no caso de veias perfurantes ou de veias safenas. A cirurgia (ou a microcirurgia) é um tratamento muito resolutivo e, em determinados casos, principalmente de acordo com a vontade do paciente, pode ser indicada como a primeira forma de tratamento, até por uma questão de rapidez para a resolução do quadro varicoso. Abraços!

Antonio

Fiz o exame doppler e detectou-se refluxo na veia safena interna. Médico deixou para eu decidir sobre a cirurgia ou tratamento clínico. Qual seria a melhor solução? Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antonio. A cirurgia (ou a microcirurgia) é um tratamento muito eficaz e dependendo do caso e a escolha do paciente pode ser o método inicial de tratamento, por tratar de maneira mais rápida o quadro varicoso. As cirurgias de varizes são normalmente simples, sem grandes taxas de complicações. Todavia, isso não pode ser motivo para você achar que não há riscos envolvidos, até porque eles existem, como em qualquer procedimento médico. Até logo!

ALUIZIO FERREIRA DE ARAUJO

Tenho muitas varizes nas pernas que muitos nodulos escuros, já fiz um DOPPLER mais faz um certo tempo.Ainda continuo tomando uma medicação por nome de DAFLON DE 1000 até o momento estou me sentindobem só que tem dia que tanto doi como queima e só alivia quando eu molho as pernas com água fria ou entãoquando eu faço uso de um creme por nome de VENALOTE.Ainda não fiz a cirurgia porque tenho muito medo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aluizio. Agradecemos por compartilhar seu comentário. É importante procurar atendimento e acompanhamento com o especialista adequado, o angiologista é o profissional que poderá orienta-la de forma completa, dessa forma será possível amenizar os sintomas e trazer grande melhora na sua qualidade de vida. Até a próxima.

Mauricio Cosmo de Arruda

Tenho uma ulcera varicosa na perna esquerda (pé) , no lado oposto do tornozelo , gostaria de saber como cura – la , de preferência com algo ¨NATURAL¨ é possível //

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mauricio. Para indicar o tratamento mais adequado para você é necessário uma consulta presencial com o angiologista, após avaliação ele irá orienta-lo de forma completa, indicando o tratamento de acordo com suas necessidades. Abraços.

Aini Ferreira de Sant'anna

Bom dia, faço uso do VENALOT a vários anos, não tenho obtido qualquer melhora, faço uso das meias e só ando de tenis, já conversei com a Dr. que acompanho minha situação, sempre dizendo que estou coagulado. Minhas pernas doem de maneira que tenho de sentar-me afim de que eu não caia, as dores além das batatas das pernas ,também esta doendo na parte externa das pernas como ,principalmente a esquerda é aonde encontra-se o coágulo. Já foi descartada a possibilidade de cirurgia pelo avanço da trombose. PODERIA ME AJUDAR. Sr. AINI FERREIRA DE SANT’ANNA, OBS. TENHO 80 ANOS DE IDADE. AT

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aini. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Para indicação do tratamento mais adequado para você é necessário uma consulta presencial com o angiologista. Dessa forma será possível trazer melhor controle dos sintomas e maior qualidade de vida para você. Até breve.

Jadir

Doutora boa noite,fiz uma cirurgia de emergência no Getúlio Vargas 2015,na perna esquerda, fiquei com uma trombose venosa crônica, minha perna incha todos os direitos, como faço pra ir na sua clínica pra fazer o doppler

Juliete

Boa tarde! Fiz uma usg com doppler em uma determinada clínica e fui diagnosticada com trombose. Ao voltar para o hospital o médico me encaminhou para outro hospital onde feito outro exame, pois não apresentava sintomas compatíveis com o resultado.O novo exame foi feito por 2 médicos diferentes e não acusou nada. Neste caso, eu tenho direito a receber o valor do exame de volta? Pois é o mínimo que deveriam fazer por mim, pois além das despesas tem também o trauma psicológico.Obrigada!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.