O tratamento de varizes pode envolver cirurgias além de remédios?


  • +A
  • -A
Imagem do post O tratamento de varizes pode envolver cirurgias além de remédios?

Por mais que a utilização de remédios e outros métodos mais simples sejam essenciais no tratamento das varizes, por vezes será necessário que você recorra à cirurgia. A cirurgia pode ser indicada para a retirada de veias varicosas, principalmente se forem muito grossas, no caso de veias perfurantes ou de veias safenas.

Principais tipos de cirurgia de varizes


“É importante relatar que a cirurgia (ou a microcirurgia) é um tratamento muito resolutivo e, em determinados casos, principalmente de acordo com a vontade do paciente, pode ser indicada como a
primeira forma de tratamento, até por uma questão de rapidez para a resolução do quadro varicoso”, afirma o angiologista Jayme Ramos.

Apesar da cirurgia mais clássica ser a retirada de varizes manual com incisões na pele (pode ser acompanhada de stripping ou arrancamento de safenas), o especialista atenta para a possibilidade atual do procedimento ser realizado com laser (endolaser). Dessa forma, em muitos casos não há necessidade de cortes na pele. “O tratamento pode ser feito ainda com espuma densa, que não necessita de anestesia e pode ser feito em consultório. Não se trata de um processo cirúrgico, mas apresenta excelentes resultados”.

Atenção aos possíveis riscos em cirurgias de varizes


Segundo o médico,
as cirurgias de varizes são normalmente simples, sem grandes taxas de complicações. Todavia, isso não pode ser motivo para você achar que não há riscos envolvidos, até porque eles existem, como em qualquer procedimento médico. É importante que os médicos te deixem cientes disso desde o início do processo.

“Os riscos mais comuns são: dormência no local onde as varizes estavam, sangramentos, infecções, problemas de cicatrização com os pontos, flebite, trombose, manchas na pele e inchaços residuais. Alguns desses sintomas podem às vezes permanecer, porém a maioria desaparece com o tempo”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O tratamento de varizes pode envolver cirurgias além de remédios?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.