Quais são as causas e fatores de risco associados às varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as causas e fatores de risco associados às varizes?

As varizes são uma doença crônica, ou seja, não existe cura. Quem sofre do problema deve sempre manter um acompanhamento anual com seu médico e fazer o tratamento preventivo. Se não tratadas, elas podem levar a diversas complicações que afetam a circulação do sangue, especialmente nos membros inferiores.

O que causa as varizes?

Segundo a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro, as causas estão ligadas à pré-disposição genética, mas existem outros fatores de risco. “Trabalhar muitas horas seguidas em pé ou sentado é o suficiente para dar início à insuficiência venosa”, explica a médica. “Outros fatores que agravam o problema das varizes são: obesidade, sedentarismo, multiparidade (várias gestações) e a síndrome pós-trombótica. A síndrome pós-trombótica nada mais é do que aparecimento de varizes, manchas na pele e edema (inchaço) nas pernas de pessoas que tiveram trombose”.

Varizes não causam alterações cardíacas

Muitos pacientes que possuem varizes têm medo de que a doença possa causar problemas cardíacos. Porém, a angiologista garante que não é o caso. “Além de incômodos estéticos e dores, se não forem tratadas, as varizes podem causar dermatite ocre (manchas escuras nas pernas) e até mesmo úlceras, que são de difícil cicatrização”, afirma Guimarães.

Ainda de acordo com a especialista, mulheres têm mais tendência a ter varizes que os homens por conta de fatores hormonais e gestacionais.

Existem diversos tipos de tratamentos para varizes dependendo do estágio da doença no paciente

Somente o angiologista vai indicar o tratamento específico para cada estágio das varizes. Os medicamentos podem ser prescritos para melhorar sintomas de dores, cansaço e edema nas pernas, mas os mesmos funcionam apenas como um complemento. Veja as opções:

  • Escleroterapia com Espuma (conhecida popularmente como aplicação de varizes): feito no consultório, injetando um medicamento que é transformado em uma espuma. Essa espuma é capaz de “secar” qualquer calibre de veia, inclusive pode ser utilizada nas Safenas;
  • Microcirurgia sem Bisturi: retira-se as varizes de pequeno e médio calibre e veias nutrícias (as veias que nutrem os vasinhos), através de furinhos na pele, sem cortes de bisturi;
  • Ablação de Safenas à Laser ou por Radiofrequência;
  • Cirurgia de varizes convencional: onde retira-se as veias calibrosas doentes e muitas vezes, retira-se a veia safena insuficiente.

 

Dra. Thayane Guimarães é angiologista e cirurgiã vascular especialista em diagnóstico vascular não-invasivo, flebologia, linfologia e tratamento de varizes com laser. CRM 52943410

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Quais são as causas e fatores de risco associados às varizes?"

Josete

Obrigada pela informação! 👍👏👏👏🙏

Walter Pacheco de Oliveira

Sou, portador de trombo venosa profunda na minha perna esquerda, o tema apresentado foi muito importante, fiquei sabendo de muitas e importantes respostas que me deixava ansioso, muito bom, Parabéns, por preciosos esclarecimentos.

Cuidados Pela Vida

Oi Josete, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Walter, nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Elenir

Tive inchaços nas pernas repentinamente, e muitas dores nas pernas, sem estar cansada, quando então consultei um especialista, que me pediu uma série de exames. Doença hereditária, no meu caso. Tratamento com Diosmin e secar as varizes sempre que eu puder (faço esclero uma vez por mês). É necessário cuidar desta doença bem antes da velhice. Prevenção é tudo.

Maria Aparecida

Já tive trombo na perna direita duas vezes. Acho muito importante ler as informações enviadas semanalmente. Muito obrigada.

Cuidados Pela Vida

Oi Elenir, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.