Quais os perigos do abandono no tratamento de varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais os perigos do abandono no tratamento de varizes?

O  acompanhamento de um quadro de varizes exige que você busque acompanhamento médico e mantenha junto dele um tratamento específico, o qual pode ser feito por meio de diferentes métodos. Por mais que os sintomas das veias varicosas melhorem com pouco tempo de tratamento, é fundamental seguir com o procedimento, conforme as orientações médicas.

Motivos para não abandonar o tratamento de varizes


Todavia, há muitos casos de pacientes que optam por interromper o tratamento por conta própria, acreditando que a aparente remissão dos sintomas indica que a doença regrediu, mas deve sempre ser lembrado que trata-se de uma situação crônica e os sintomas podem retornar.  Portanto, tenha em mente que a manutenção do tratamento é essencial.

“Falar em perigos com o abandono do tratamento é algo muito forte, eu diria. O que acontece é que a interrupção do tratamento leva ao reinício de todo o processo. Tudo que a pessoa ganhou, acaba perdendo. Então, o ideal é que não se interrompa mesmo para que não haja retorno das veias varicosas”, recomenda o angiologista Jayme Ramos.

Tratamento das varizes


O tratamento de varizes consiste em medicação específica estabelecida pelo médico especialista que te acompanha, mas também pode ser feita com outras técnicas, como laser, espuma e até mesmo cirurgia. “No caso do laser, é interessante que muitas vezes não há necessidade de cortes na pele. Em relação ao tratamento com espuma densa, vale dizer que é recomendado para varizes grandes e até safenas, não necessita de anestesia e pode ser feito em consultório”.

Outros procedimentos que servem como complemento do tratamento e prevenção das varizes e que você deve buscar adotar: utilizar meias elásticas de compressão diariamente; evitar ficar muito tempo sentado ou em pé; manter as pernas elevadas para melhorar a circulação sanguínea; fazer atividades físicas regularmente; e evitar estar acima do peso.  

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os perigos do abandono no tratamento de varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.