Quais os perigos do abandono no tratamento de varizes?


  • +A
  • -A

O  acompanhamento de um quadro de varizes exige que você busque acompanhamento médico e mantenha junto dele um tratamento específico, o qual pode ser feito por meio de diferentes métodos. Por mais que os sintomas das veias varicosas melhorem com pouco tempo de tratamento, é fundamental seguir com o procedimento, conforme as orientações médicas.

Motivos para não abandonar o tratamento de varizes


Todavia, há muitos casos de pacientes que optam por interromper o tratamento por conta própria, acreditando que a aparente remissão dos sintomas indica que a doença regrediu, mas deve sempre ser lembrado que trata-se de uma situação crônica e os sintomas podem retornar.  Portanto, tenha em mente que a manutenção do tratamento é essencial.

“Falar em perigos com o abandono do tratamento é algo muito forte, eu diria. O que acontece é que a interrupção do tratamento leva ao reinício de todo o processo. Tudo que a pessoa ganhou, acaba perdendo. Então, o ideal é que não se interrompa mesmo para que não haja retorno das veias varicosas”, recomenda o angiologista Jayme Ramos.

Tratamento das varizes


O tratamento de varizes consiste em medicação específica estabelecida pelo médico especialista que te acompanha, mas também pode ser feita com outras técnicas, como laser, espuma e até mesmo cirurgia. “No caso do laser, é interessante que muitas vezes não há necessidade de cortes na pele. Em relação ao tratamento com espuma densa, vale dizer que é recomendado para varizes grandes e até safenas, não necessita de anestesia e pode ser feito em consultório”.

Outros procedimentos que servem como complemento do tratamento e prevenção das varizes e que você deve buscar adotar: utilizar meias elásticas de compressão diariamente; evitar ficar muito tempo sentado ou em pé; manter as pernas elevadas para melhorar a circulação sanguínea; fazer atividades físicas regularmente; e evitar estar acima do peso.  

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Quais os perigos do abandono no tratamento de varizes?"

Sandra Leandro Castro

Devemos levar com seriedade principalmente quando se fala de tratamento venoso pois causa muito desconforto peso e cansaços nas pernas além de dores.

Naira de Lima Irigarai

Já fiz três cirurgias de varizes a última foi da safena esquerda feita com laser onde a recuperação foi muito rápida mas infelizmente é uma doença crônica e a minha herança é genética. Já perdi a conta de quantas sclero eu fiz e tenho que fazer sempre para amenizar a aparência das minhas pernas, mas recomendo aos que tem varizes que procurem um médico e se tratem. Hoje eu não dores nem desconforto.

Iberê

É comum varizes em homens? Se ocorrer o tratamento é o mesmo das mulheres?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iberê, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/homens-tambem-podem-ter-varizes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Maria da Glória Castro Silva Fernandes

Tenho varizes , em 1980, fiz a rturada da safena direita, porém , ela se regenerou se desenvolvendo com maior intensidade, em toda a perna.O que eu preciso saber, como tratar uma infecção que está acima do tornozelo, onde ha um enrijecimento do local, vermelhidão, dores.A pele esta super fina e transparente.A médica me disse que não sabe, como ainda não abriu ferida nesse local. Não receitou nenhuma medicação para acabar com esse problema, nem ao menos para minimizar meu sofrimento. HÁ muitos anos sofro com esse problema, O último remédio que tomei foi VENALOT..PRECISO DE AJUDA E DE UM ATENDIMENTO GRATUITO, POIS NÃO TENHO COMO PAGAR, ESTOU DESEMPREGADA.OBRIGADA POR ME PERMITIR ESSE DESABAFO.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.