O sedentarismo é um fator no aparecimento de varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post O sedentarismo é um fator no aparecimento de varizes?

Ficar parado nunca é legal. Quer dizer, é bom para dormir e ter um sono tranquilo e sadio, mas quando o assunto é sedentarismo, as coisas mudam bastante. Devemos sempre nos manter em movimento e abandonar a ociosidade para evitar doenças como varizes, que além de serem um sinal de problema na circulação sanguínea, incomodam esteticamente.

O que acontece exatamente?

Quando ficamos muito tempo sentados ou em pé no trabalho ou simplesmente não temos o costume de praticar atividades físicas, o sangue, com o tempo, vai encontrando dificuldade para circular pelo corpo.

“O sedentarismo contribui para o aparecimento de varizes porque dificulta o retorno do sangue nas veias dos membros inferiores, principalmente quando associado a outros fatores de risco, como excesso de peso, longa permanência de pé ou sentado no trabalho, ou ainda fatores genéticos. A musculatura da perna, apelidada de ‘coração periférico’, é responsável pelo bombeamento do sangue dos membros inferiores em direção ao coração. Quando a pessoa é sedentária, esse bombeamento se torna ineficiente, podendo causar varizes”, explica o angiologista Breno Caiafa.

Para quem não tem muita disponibilidade para realizar atividades ao ar livre, toda maneira de se movimentar é bem-vinda. Algumas dicas são flexionar joelhos e pés algumas vezes durante o dia e fazer pequenas caminhadas, seja dentro de casa ou no local de trabalho/estudo.

Outros fatores de risco

O sedentarismo não é o único fator de risco para o aparecimento das varizes. As veias dilatadas e tortuosas, que costumam surgir nos membros inferiores (pernas), podem ser consequências de outros hábitos que devem ser revistos. “O descontrole do peso e o uso de hormônios sem orientação médica são ‘vilões’ comuns para a ocorrência de varizes”, aponta o Dr. Carlos Peixoto.

 

Dr. Breno Caiafa é angiologista, cirurgião vascular e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 565568-RJ

 

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 52509860-RJ

 

TAGS
circulacao
obesidade
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O sedentarismo é um fator no aparecimento de varizes?"

Claudimara Maria

Bom dia! Gostei muito das dicas.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.