A musculação de alta intensidade favorece o surgimento de varizes nas pernas?


  • +A
  • -A

As varizes não se restringem à questão estética, como as manchas na pele e o aparecimento das veias. Elas são um problema de saúde e devem ser tratadas adequadamente para evitar o surgimento de complicações e aliviar os sintomas, como as dores, o inchaço, a sensação de peso e de ardência na região afetada.

Conheça alguns dos fatores de risco das varizes


A prática de atividades físicas é uma das medidas indicadas pelos profissionais tanto para tratar quanto para prevenir as varizes. Mas, é preciso ficar atento porque nem todas trazem benefícios aos pacientes. “A musculação de alta intensidade nas pernas pode sim ser um fator para o aparecimento de varizes. Recomenda-se a musculação moderada, mas é preciso avaliar cada caso individualmente”, explica o angiologista Ricardo Nobili.

Alguns exercícios podem causar o aumento da pressão intra-abdominal e, assim, dificultar o retorno venoso, favorecendo o desencadeamento do quadro de varizes, segundo o angiologista João Augusto Bille. No entanto, ele explica que a maioria dos exercícios para pernas não tem esse feito, como é o caso do agachamento e da cadeira adutora.

Existem ainda outros fatores capazes de favorecer o surgimento de varizes, além da musculação intensa. Gravidez, excesso de peso, genética, uso de anticoncepcionais, idade avançada e trabalhar em pé ou sentado durante todo o expediente são alguns dos fatores de risco que devem ser levados em consideração.

Não é preciso parar de malhar


Para quem já tem varizes e iniciou o tratamento, os dois especialistas foram categóricos ao dizer que não é preciso interromper a prática da musculação. Mas, é importante fazer uma pausa de cerca de 48 horas depois das sessões de tratamento, além de manter o acompanhamento de um professor de educação física e do médico, que poderão analisar o caso e orientar a melhor forma de praticar as atividades.

Dr. Ricardo Luiz Guimarães Nobili é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-RJ) e atende em Duque de Caxias. CRM-RJ: 31788-7

Dr. João Augusto Bille é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular  (SBACV-RJ) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 69167-4

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
atividade-fisica
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A musculação de alta intensidade favorece o surgimento de varizes nas pernas?"

Hermes

Muito legal essas infomações,no meu caso herdei do meu pai, mas melhorei bastante quando pulo corda ou também tem alguma recomendação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Hermes, conforme informado na matéria a musculação de alta intensidade nas pernas pode sim ser um fator para o aparecimento de varizes. Recomenda-se a musculação moderada, mas é preciso avaliar cada caso individualmente. Procure seu angiologista para que ele possa avaliar e indicar os exercícios adequados para você. Até a próxima.

mariaoliveira

gostaria de receber dicas para evitar as varizes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, para que você tenha um tratamento preventivo é necessário uma consulta com o angiologista pois ele irá indicar o tratamento mais adequado para você pois cada paciente possui sua particularidade. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.