Homens também podem ter varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Homens também podem ter varizes?

As varizes atingem mais as mulheres? Sim, é verdade. Devido a fatores hormonais e à gravidez, por exemplo, pessoas do sexo feminino tem uma tendência maior a conviver com as incômodas veias que ficam dilatadas e perceptíveis na pele. Mas a doença, que não tem cura, também atinge os homens. Vamos saber mais sobre isso!

Não é “coisa de mulher”

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com o problema circulatório, sendo 70% mulheres e 30% homens. “Além da pré-disposição genética, a profissão, geralmente, é um fator desencadeante. Homens sedentários, com excesso de peso, e que ficam muito tempo parados e em pé tendem a sofrer com varizes”, afirma o angiologista Breno Caiafa.

Um cuidado especial que deve ser tomado, especificamente no caso dos homens, é não demorar para procurar a ajuda médica. Isso geralmente acontece devido aos pêlos nas pernas, o que dificulta a visualização das irregularidades dos vasos sanguíneos, e ao tolo preconceito por tratar uma doença que atinge mais o sexo feminino. Pelo menos, quanto ao preconceito, as coisas estão, felizmente, mudando, já que hoje em dia a preocupação masculina com a saúde aumentou bastante: “Não se trata apenas de estética, mas sim da saúde das pernas. Não vemos mais essa diferença nos consultórios, pois o esclarecimento da doença aliado aos bons resultados dos tratamentos existentes faz com que a procura dos homens esteja na mesma proporção da incidência da doença”, explica Breno.

O tratamento é igual

Apesar da diferença na incidência dos casos de varizes em homens e mulheres, o tratamento médico, que é feito por um angiologista ou um cirurgião vascular, é idêntico. “O tratamento é o mesmo. Não é preciso esperar os vasos aparentes sob a pele ficarem maiores e mais grossos para buscar tratamento. Em varizes mais finas, há opção de aplicar injeções com substâncias que irritam e destroem as veias. As mais grossas são removidas com cirurgia”, conta o especialista.

Dr. Breno Caiafa é angiologista, cirurgião vascular e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 565568-RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Homens também podem ter varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.