É verdade que fumar aumenta o risco de ter varizes? Confira!

  • +A
  • -A

As varizes surgem por causa de defeitos na circulação sanguínea e se caracterizam por veias tortas e dilatadas, sendo frequentemente acompanhadas de queimação e cansaço nas pernas. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), uma das medidas mais importantes para evitar varizes é não fumar. Mas, qual é a relação entre o tabagismo e a doença? Continue lendo para saber mais sobre o assunto e entender como evitar varizes!

Cigarro pode favorecer surgimento de varizes nas pernas

“O cigarro tem em sua constituição várias substâncias que alteram diretamente a parede dos vasos e, por conta disso, pode aumentar a chance de desenvolvimento de veias varicosas e de outras doenças vasculares, como tromboses arteriais e venosas, embolias e vasculites (que podem levar à gangrena dos membros)”, afirma o angiologista Jayme Ramos. 

Como consequência do tabagismo, ocorre o empoçamento do sangue nas pernas, provocando as dilatações nas veias que caracterizam a doença. Por isso, a melhor opção para evitar varizes é parar de fumar. Com o passar do tempo e livre dos efeitos do cigarro, o organismo recupera sua saúde. 

Como evitar varizes?

Além do tabagismo, existem ainda outros fatores de risco para varizes e vasinhos. É possível evitar alguns, mas outros não. É o caso dos fatores genéticos envolvidos no surgimento da doença. “Os fatores de risco mais comuns são obesidade, traumas repetidos nos membros inferiores, como esportes de contato ou de alta intensidade com muitos pulos, calor e algumas doenças associadas, como alterações de tireoide”, afirma o médico. O profissional também lembra das alterações hormonais, inclusive aquelas causadas por tratamentos gestacionais e pílulas anticoncepcionais

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacv.org.br/varizes/ 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É verdade que fumar aumenta o risco de ter varizes? Confira!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.