O que causa o famoso formigamento nas pernas?

  • +A
  • -A

O formigamento nas pernas é um sintoma que pode estar associado a diversos males, desde os mais simples aos mais complicados. A varizes é um deles. Uma investigação precisa é necessária com a ajuda de um angiologista.

Formigamento nas pernas: o que é?


É muito comum que esta sensação seja imediatamente associada à falta de circulação no sangue, mas o leque de possibilidades é bem mais amplo. “Desidratação, diabetes descompensada, insuficiência venosa e compressão neurológica são as principais causas que levam ao formigamento das pernas”, afirma o angiologista Jayme Ramos.

No caso da insuficiência venosa, que tem as varizes como uma de suas principais causas, a pressão nas veias aumenta e há dificuldade do retorno do sangue para o coração. De acordo com o médico, alguns dos tratamentos propostos são “o uso de meias elásticas, medicamentos venotônicos, exercícios, elevação dos membros inferiores e até cirurgia, em alguns casos”.

Formigamento nas pernas pode ter várias causas


O formigamento nas pernas pode estar relacionado também com déficit nutricional, sendo a deficiência de potássio o exemplo mais comum. “Apenas manter uma alimentação saudável e rica em todos os seus grupamentos já deve ser o necessário para evitar essa deficiência”, avalia Jayme. “Beber muito líquido para evitar desidratação também. Em último caso pode ser oferecido na forma de suplementos”, completa.

O formigamento nas pernas é apenas um sintoma associado a diferentes problemas e, portanto, também vem acompanhado de outras manifestações do corpo. “Pernas pesadas e cansadas, principalmente no fim do dia, dor mal caracterizada, pernas inquietas ao dormir, queimação, inchaço, coceira e câimbra são outros exemplos”.

Outras possíveis causas do formigamento nas pernas:

ansiedade e estresse
diabetes
fraturas
mordida de animais
aterosclerose
síndrome de Guillain–Barré

Está sentindo formigamento nos membros inferiores (pernas e pés)? Diante das informações acima, não pense duas vezes. Procure um médico especialista e marque uma consulta para o estudo das causas do problema.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

35 comentários para "O que causa o famoso formigamento nas pernas?"

Maria ..

Tenho todos esses sintomas escrito à cima ..principalmente inquietação nas pernas ..dores nos ossos que faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, realize uma consulta com o médico especialista, ele poderá avaliar o seu caso e indicar a conduta adequada. Abraços.

Débora coutinho

Dor na perna esquerda e vai até o coc e parece ser no músculo tomo remédio pra dor e logo passar. Mas acabando o efeito do remédio começar a doer de novo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Débora, não é indicado tomar medicações por contra própria, como você mesma relatou, o sintoma volta quando passa o efeito. O ideal é realizar uma consulta com o médico especialista, ele poderá identificar a causa para tratar o sintoma. Melhoras.

Tenho formigamentos nos membros. Inferiores, diariamente e sofro dor ciatica,quando. Me ataca a dor é. Imensa.,pois começa na coluna e acaba nas pernas estou me tratando.fazendo exercícios e alongamento do quadril e pernas. Agradeço i

Tenho 68 Anos.será que desaparece.três anos. De sofrimento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico para que possa ter alívio nos sintomas. Melhoras.

Luiz

Minha mãe tem oitenta e quatro anos, ela está reclamando de fraqueza nas pernas que causa dificuldade pra ela andar, principalmente na esquerda, tem um pouco de dor nas coxas e quadril quando aperta, o que pode ser e que especialista procurar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiz, leve sua mãe para uma consulta com o médico ortopedista, assim ele poderá avaliar os sintomas e indicar a conduta adequada. Melhoras para sua mãe.

ZULEIKA RODRIGUES A DE MELO

Gostaria do endereço ou telefone DR.Jayme Ramos -Angiologista.Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zuleika, segue o link da página do Dr. Jayme: http://www.jaymealmeida.com.br/
Abraços.

Sergio

Eu tô com uma forte dor nas pernas parece que tem alguma coisa puxando o que será

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sergio, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Jonathan nascimento costa

Estou com a permanent esquerda formigando e for de cabeca oque pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jonathan, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Alexandro Lima Reis

Sou Alexandro Lima Reis tenho 34 anos tou com formigamento nas pernas e tenho dificuldade para andar em subidas e descida São ruim para mim tem alguma coisa que possa o fazer para melhorar?

Veridiane weide

Oii.meu marido tem todos os dias câimbra nas pernas é normal?oque pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Veridiane, câimbras noturnas nos membros inferiores é um dos sintomas de varizes. Orientamos seu esposo a realizar uma avaliação com o médico. Abraços.

Joana

Tenho muita coceira no calcanhar direito,mesmo hidratando bem os pés todos os dias.E tenho dormência na metade do dedão do pé esquerdo.so na metade.

Vânia

Tenho pressão alta, tenho fraqueza nas cochas, e pés tontura,artrose na coluna lordose. Não entendo a causa

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vânia, o formigamento nas pernas é apenas um sintoma associado a diferentes problemas e, portanto, também vem acompanhado de outras manifestações do corpo. É de extrema importância que você procure ajuda medica especializada para que todos os fatores sejam combatidos de forma adequada. Até logo.

Cristina Fátima

Sinto muito furmigamento nos pés ,só quando estou deitada ,às vezes n durmo a noite inteira,tomo metformina mais meu médico disse q n chego a ser diabete mais estou em cima do limite, pode ter a ver?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina, conforme informado na matéria o formigamento nas pernas é um sintoma que pode estar associado a diversos males, desde os mais simples aos mais complicados. Somente após exames detalhados pode-se constatar a real causa do formigamento, procure seu médico para que ele possa indicar os exames necessários. Abraços.

Heidy Nagel

Eu tenho os pés com dor e câimbras fiz ultrção é o médico falou que tava preocupado com os meus pés só que não me falou nada e tbm não peguei o resultado não recebi o papel pra retirar o ultrção

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Heidy. Converse com seu médico para que ele possa orienta-la e indicar o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Vera franco

Qual seria o médico especialista? Angiologista?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera. O especialista que poderá auxilia-la é o angiologista. Até a próxima.

Jean Prado

Sinto diariamente queimação e pontadas na musculatura da coxa esquerda, qual médico especialista devo procurar, angiologia ou ortopedia, passo cremes para contusão mas não surge efeito duradouro,Podem ajudar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jean. Você pode buscar atendimento com o angiologista para identificar a causa dos sintomas e iniciar o tratamento mais adequado para você. Continue por aqui para receber mais informações e matérias como essa, com diversas informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Wagner Bastos

Há oito anos começou formigamento nos pés pernas mãos, fui a vários médicos da dor, e neurologistas, fiz diversos exames, diagnosticaram polineuropatia idiopática. Mas as dores foram aumentando ao ponto de ficar viciado em morfina, todos médicos que ia não havia alternativas, eram opióides, morfina. Até que Deus colocou às minha frente um médico neurologista que disse que iria me ajudar, pediu vários exames dentre eles o Líquor, foi onde entrou com a medicação de imediato. Descobriu a doença, não era mais idiopática, chama-se PDIC ( polineuropatia desminealizante inflamatória crônica ) parente da Guillan-Barre. Tomei a medicação indicada, por 10 dias 5 dias internado e depois mais 5 dias tomando e retornando para casa. Meu caso necessitava por ser muito grave e se eu não viesse a óbito pela doença viria por tomar demais opióides para dores. Hoje não tenho dores, somente nas áreas periféricas, devido a extensão dos nervos e músculos, não tomo mais opióides morfina, e continuo o tratamento, de 3 em 3 meses, em 6 meses e por ano. Vou começar o tratamento de 3 em 3 meses e não tenho dores como disse e não tomo mais opióides. Quem tiver esses sintomas o quanto antes diagnosticar maior a chance de melhoras e menor o tempo de tratamento. Quem necessitar de maiores informações, eu sei o quanto sofri, entre em contato que com prazer vou passar todas informações e o médico que me curou graças a Deus

William

Muito importante as informações, mais uma vez mostrando que informação é tudo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá William. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para mais informações e dicas sobre saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Selma Alves Oliveira

Comecei sentindo muita dores nos pés ao acordar, agora tem dias que eles ficam inchados, principalmente se eu ficar um tempo em pé sem me movimentar. Tenho alguns vasos nas pernas e nos pés e também as vezes sinto um pouco de formigamento. O devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Selma. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. É necessário que você busque atendimento médico para identificar a causa dos sintomas e assim iniciar o tratamento mais adequado de acordo com suas necessidades. Até a próxima.

Márcia Maria da Conceição

Falaram que é bom o uso da meia, fiz uso dela mas não me adaptei coçava muito parei continua as dores, o formigamento sem falar que coça um pouco e dores cansadas o que devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia. É crucial que você busque atendimento com o angiologista, diante de uma consulta presencial será possível indicar o tratamento mais adequado para você de acordo com suas necessidades. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.