Formigamento nas pernas: Quais são as razões comuns deste sintoma?


  • +A
  • -A
Imagem do post Formigamento nas pernas: Quais são as razões comuns deste sintoma?

O formigamento nas pernas é um sintoma que pode estar associado a diversos males, desde os mais simples aos mais complicados. Então é algo que normalmente exige uma investigação precisa, caso haja o interesse em descobrir a raiz do problema. As causas podem ser tanto metabólicas quanto neurológicas e vasculares.

Meias elásticas, medicamentos e exercícios combatem formigamento


É muito comum que esta sensação seja imediatamente associada à falta de circulação no sangue, mas o leque de possibilidades é bem mais amplo. “Desidratação, diabetes descompensada, insuficiência venosa e compressão neurológica são as principais causas que levam ao formigamento das pernas”, afirma o angiologista Jayme Ramos.

No caso da insuficiência venosa, que tem as varizes como uma de suas principais causas, a pressão nas veias aumenta e há dificuldade do retorno do sangue para o coração. De acordo com o médico, alguns dos tratamentos propostos são “o uso de meias elásticas, medicamentos venotônicos, exercícios, elevação dos membros inferiores e até cirurgia, em alguns casos”.

Formigamento nas pernas pode ser deficiência de potássio


O formigamento nas pernas pode estar relacionado também com déficit nutricional, sendo a deficiência de potássio o exemplo mais comum. “Apenas manter uma alimentação saudável e rica em todos os seus grupamentos já deve ser o necessário para evitar essa deficiência”, avalia Jayme. “Beber muito líquido para evitar desidratação também. Em último caso pode ser oferecido na forma de suplementos”, completa.

O formigamento nas pernas é apenas um sintoma associado a diferentes problemas e, portanto, também vem acompanhado de outras manifestações do corpo. “Pernas pesadas e cansadas, principalmente no fim do dia, dor mal caracterizada, pernas inquietas ao dormir, queimação, inchaço, coceira e câimbra são outros exemplos”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Formigamento nas pernas: Quais são as razões comuns deste sintoma?"

Maria ..

Tenho todos esses sintomas escrito à cima ..principalmente inquietação nas pernas ..dores nos ossos que faço?

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, realize uma consulta com o médico especialista, ele poderá avaliar o seu caso e indicar a conduta adequada. Abraços.

Débora coutinho

Dor na perna esquerda e vai até o coc e parece ser no músculo tomo remédio pra dor e logo passar. Mas acabando o efeito do remédio começar a doer de novo

Cuidados Pela Vida

Oi Débora, não é indicado tomar medicações por contra própria, como você mesma relatou, o sintoma volta quando passa o efeito. O ideal é realizar uma consulta com o médico especialista, ele poderá identificar a causa para tratar o sintoma. Melhoras.

Tenho formigamentos nos membros. Inferiores, diariamente e sofro dor ciatica,quando. Me ataca a dor é. Imensa.,pois começa na coluna e acaba nas pernas estou me tratando.fazendo exercícios e alongamento do quadril e pernas. Agradeço i

Tenho 68 Anos.será que desaparece.três anos. De sofrimento.

Cuidados Pela Vida

Olá, é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico para que possa ter alívio nos sintomas. Melhoras.

Luiz

Minha mãe tem oitenta e quatro anos, ela está reclamando de fraqueza nas pernas que causa dificuldade pra ela andar, principalmente na esquerda, tem um pouco de dor nas coxas e quadril quando aperta, o que pode ser e que especialista procurar?

Cuidados Pela Vida

Oi Luiz, leve sua mãe para uma consulta com o médico ortopedista, assim ele poderá avaliar os sintomas e indicar a conduta adequada. Melhoras para sua mãe.

ZULEIKA RODRIGUES A DE MELO

Gostaria do endereço ou telefone DR.Jayme Ramos -Angiologista.Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Olá Zuleika, segue o link da página do Dr. Jayme: http://www.jaymealmeida.com.br/
Abraços.

Sergio

Eu tô com uma forte dor nas pernas parece que tem alguma coisa puxando o que será

Cuidados Pela Vida

Olá Sergio, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Jonathan nascimento costa

Estou com a permanent esquerda formigando e for de cabeca oque pode ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Jonathan, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Alexandro Lima Reis

Sou Alexandro Lima Reis tenho 34 anos tou com formigamento nas pernas e tenho dificuldade para andar em subidas e descida São ruim para mim tem alguma coisa que possa o fazer para melhorar?

Veridiane weide

Oii.meu marido tem todos os dias câimbra nas pernas é normal?oque pode ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Veridiane, câimbras noturnas nos membros inferiores é um dos sintomas de varizes. Orientamos seu esposo a realizar uma avaliação com o médico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.