O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?


  • +A
  • -A

A prática de exercícios físicos é um dos hábitos fundamentais para melhorar a qualidade de vida e a saúde, tanto mental quanto física. No entanto, é preciso consultar um médico antes de iniciar uma nova atividade e tomar cuidado com os excessos. Fazer exercícios para as pernas de maneira exagerada pode acabar favorecendo o surgimento de varizes, por exemplo.

Futebol pode ajudar na formação de varizes


Segundo o angiologista Jayme Ramos Filho, essa relação é um tema complexo na Angiologia. “Dependendo da atividade física, pode haver um aumento das varizes. Normalmente, atividades de alto impacto podem ocasionar um aumento de vasos varicosos, como futebol e esportes de contato (karatê, muay thai)”, afirma o médico.

Outros exercícios físicos, como caminhada, bicicleta e natação, não estão associados ao aparecimento de varizes. A caminhada, inclusive, é uma atividade indicada como uma das formas de prevenir as varizes por melhorar a circulação sanguínea. Já a musculação pode ser feita moderadamente e sempre com auxílio de um profissional.

Como praticar exercícios sem facilitar o surgimento de varizes?


De acordo com o especialista, não existem estudos que comprovam a partir de qual intensidade os exercícios físicos se tornam um problema. Por isso, o ideal é sempre ter cautela. “Se a pessoa usar proteção, como caneleiras, respeitar os próprios limites, sem se forçar muito em corridas e evitando traumas diretos nas partidas de futebol, as varizes aparecerão com menos frequência”, avalia Dr. Jayme.

Para tentar impedir o surgimento das varizes, é preciso investir na prevenção. Entre as medidas, recomenda-se evitar permanecer sentado ou em pé numa mesma posição por longas horas, fazer atividades físicas para combater o sedentarismo, a manutenção de um peso adequado e, na alimentação, reduzir o consumo de sal e aumentar a ingestão de fibras.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.