Dor nas pernas pela manhã podem não ser um sintoma das varizes?


  • +A
  • -A

As dores nas pernas são muito características do quadro de varizes e, assim como os demais sintomas, muitas vezes não aparece logo pela manhã, então é possível que o paciente ao acordar não sinta nenhum incômodo. De acordo com o angiologista Rodrigo Fukushima, isso ocorre porque durante o sono o sangue circula pelas veias das pernas com mais fluidez.

Paciente com varizes pode sentir incômodo pela manhã, mas é raro


“É muito incomum o paciente com varizes dos membros inferiores apresentar sintomas logo pela manhã. Durante a noite, como o paciente mantém-se deitado, a circulação pelas veias é favorecida. Usualmente os
sintomas associados às varizes tendem a piorar ao longo do dia e são mais intensos no fim do dia e à noite”, explica o especialista.

Em casos avançados de varizes, alguns pacientes podem até apresentar sintomas pela manhã, persistindo e piorando ao longo do dia, mas isso não é o normal. A dor nas pernas que ocorre predominantemente pela manhã pode ser causada por problemas articulares, como a osteoartrite. “O excesso de atividade física, tendinite e osteoporose também podem ser causa de dor nas pernas pela manhã”.

Por que um quadro de varizes costuma cursar com dor nas pernas?


Os sintomas comuns ao quadro de varizes se manifestam quando o
fluxo de sangue é prejudicado. Isso acarreta o aumento de volume e da pressão de sangue nos membros inferiores. Em situações normais, o sangue venoso apresenta sentido exclusivamente cranial (em direção ao coração). Já nos pacientes com varizes, o sangue venoso também apresenta sentido caudal (em direção aos pés).

“Isto se deve a uma falha nas válvulas presentes nas veias dos membros inferiores em barrar o retorno de sangue, condição esta conhecida como refluxo. Consequentemente, ocorre maior acúmulo de sangue nas extremidades, com aumento da pressão venosa local, acúmulo de mediadores inflamatórios e redução da oxigenação. A dor e os demais sintomas surgem desse processo”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Dor nas pernas pela manhã podem não ser um sintoma das varizes?"

Josete

Eu sinto ardência no MIE, arde muito, faço massagem com as mãos, elevo os membros e sinto o calcanhar doer também, uso varicel creme a noite e pela manhã, fico um bom tempo sem sentir arder, de repente começa tudo de novo, ontem no final do dia precisei elevar os MMMII, hoje sentir um pouco, mas bem menos.

Sonia Araujo

Tenho as pernas pesadas e cansadas se muito em pé. Se muito sentada. Os joelhos ficam muito doloridos ao levantar.Coloco as pernas pra cima. Mas sinto isso constante. Só melhora um pouco deitada.Fora as dores lombar que incomodam muito quando sentada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia. Agradecemos seu comentário. Temos uma matéria que aborda exatamente essa situação. Clique no link abaixo e confira. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/trabalhar-mesma-posicao-piorar-varizes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.