Diosmina: como age a substância que ajuda no tratamento de doenças venosas?


  • +A
  • -A

A insuficiência venosa crônica é o conjunto de alterações que podem surgir nos membros inferiores. Trata-se de uma doença, que como diz o nome, é crônica e provoca dor, inchaço, endurecimento da pele, alterações na pigmentação e até feridas de difícil cicatrização. O problema requer acompanhamento médico e tratamento, já que, se o quadro for grave, algumas de suas consequências podem se tornar irreversíveis.

“A causa para a doença está no mal funcionamento das válvulas venosas. O indivíduo pode já nascer com o problema, que vai se agravando ao longo dos anos, ou adquiri-lo, por sequela da trombose venosa profunda, acidentes ou traumas”, explica o angiologista Almar Bastos. As válvulas fazem parte do mecanismo utilizado pelo sistema circulatório para manter o fluxo sanguíneo. Sedentarismo, sobrepeso e trabalhar muito tempo sentado ou de pé também podem agravar a condição.

O uso de diosmina melhora o quadro clínico

 

O tratamento contra a insuficiência venosa crônica conta com um importante aliado, a diosmina. “Essa substância pertence ao grupo das drogas venotônicas ou flebotônicas e têm por finalidade ‘tonificar’ a parede da veia, diminuindo sua dilatação e, assim, melhorando o funcionamento das válvulas”, afirma o médico. Esse grupo também promove a reentrada de líquidos para a veia, diminuindo o inchaço e a sensação de dores e peso nas pernas.

Segundo Dr. Bastos, os venotônicos são a principal forma de tratamento medicamentoso da condição, mas alguns médicos podem indicar o uso de diuréticos leves para diminuir o inchaço das pernas. De forma não medicamentosa, o profissional recomenda o uso de meias elásticas que promovem tonificação mecânica do sistema venoso e melhoram a circulação do sangue.

Hábitos saudáveis ajudam na prevenção

 

Mas há ainda algumas modificações no estilo de vida que são importantes no combate à insuficiência venosa crônica, como diz o angiologista: “Mudanças de hábitos, como se manter dentro do peso adequado, praticar atividades físicas com regularidade e evitar permanecer sentado ou de pé por um tempo prolongado atuam tanto na melhora da doença como em sua prevenção.”

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Almar Bastos

Dr. Almar Bastos

Angiologia

CRM: 458616 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Diosmina: como age a substância que ajuda no tratamento de doenças venosas?"

Edicarlos Almeida alves

E um excelente remédio

Fernando

Se eu não tomar um dia o Diosmin, pode ter alguma diferença no organismo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernando, os pacientes cadastrados no medicamento Diosmin possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Diosmin. Abraços.

Carlos

Diomina medicamento bom…

Daniela lima da costa

Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoólica durante o uso do medicamento Diosmin SUD ,uma vez ou outra durante o tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniela, a especialista Dra. Rosana Neves explica que, durante o tratamento de uma doença, não há uma proibição absoluta ao consumo de álcool. A orientação deve ser dada pelo médico que acompanha o paciente, baseando-se em seu quadro e no tipo de medicação prescrita para o tratamento. Abraços.

Marco

Uso Diosmin desde o dia 16.. ou seja,. 5 dias de uso.. o médico não disse um tempo certo para o uso. Na receita diz de 08h em 08h só isso.. minha pernas tiveram uma melhora na sexta a tarde é todo o sábado dia 21.07.18. hoje domingo dia 22.07.18.. está inchado ainda. E foi um pouco para subir degraus. Sem contar meu joelho q tinha melhorado deu uma piora.. acho q por causa de um botijão de gás que peguei.. abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marco, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

ROSANA S

Boa tarde !!!Tomo Diosmin a 3 anos e pouco, devido a uma trombose causada por acidente. Gostaria de saber se este medicamento pode ser usado por tanto tempo? ja que a meia de compressão terei que usar para sempre .

Rosângela Xavier

A médica me indicou FLAVENOS, para circulação , pois estava com as perna inchada. Tomei durante 4 dias , no segundo dia comei a ter erupções na pela e a coçar muito. Fui falar com a médica e ela pediu para suspender o medicamento, pois poderia ser alérgica a DIOSMINA. E me deu um antialérgico para tomar, mas não passou a coceira , queima com fogo.Hoje faz quatro dias que parei o tratamento , mas não passa a coceira. O que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosângela, é muito importante seguir o tratamento indicado para um resultado eficaz no tratamento. Por conta da reação do medicamento no seu organismo mesmo tomando o anti-alérgico é crucial buscar atendimento médico. O clinico irá avaliar a medida mais adequado para amenizar a crise e os sintomas. Abraços.

Marli Mendonça

Diabéticos podem tomar diosmina?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marli. O Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. Devido alterações que o diabetes pode causar, alguns medicamentos são contraindicados ou não recomendados. No caso da diosmina, realizaram testes com diabéticos para avaliar alterações micro angiopáticas, porém, não foram encontradas alterações significativas com o uso dessa medicação, assim sendo, o diabético pode utilizar a diosmina, pois além de não encontrada nenhuma contraindicação, não há referência de interação medicamentosa com qualquer medicação antidiabética. Na dúvida, sempre converse com seu médico a respeito do seu tratamento, além de sempre atualiza-lo das suas medicações em uso. Siga o tratamento indicado corretamente e sempre busque mudar hábitos inadequados para ter um melhor controle glicêmico e de sua saúde como um todo. Até breve!

Francisca Eline

Estou com dois meses de tratamento de trombose, quando tiro a meia e fico em pé a perna fica um pouco escura, isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Francisca. De acordo com os médicos, existem alguns sintomas que são decorrentes da trombose, como dor, inchaço, mudança na coloração variando entre vermelho-escura ou arroxeada, porém são sintomas da trombose e não do tratamento. Como você já está em processo de tratamento, é indispensável que informe ao seu médico a situação para que ele possa verificar, podendo assim modificar o tratamento se necessário. Estamos torcendo por sua melhora. Até mais!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.