Cremes para pernas são eficazes no tratamento contra varizes?


  • +A
  • -A

As varizes causam uma série de sensações incômodas, como dor, queimação e cansaço, além de aumentarem o risco de doenças circulatórias. Os pacientes acabam, então, buscando formas de aliviar o desconforto causado por esses sintomas e enxergam nos cremes para pernas uma solução. Mas será que é uma medida ideal?

“Em geral, cremes para pernas não são eficazes no tratamento contra varizes. Não existem cremes que eliminam as veias varicosas que já estão presentes”, alerta o angiologista Jayme Ramos. A principal finalidade desses produtos, no entanto, é proporcionar alívio sintomático a veias varicosas.

Cremes funcionam melhor como adjuvantes de determinados tratamentos


De acordo com o médico, os cremes possuem efeitos restritos, localizados e discretos no que se refere a tratamento ou prevenção. São melhores como forma de aliviar sintomas ou auxiliar outros tratamentos, como cirurgia, laser ou aplicação. “Cremes podem ser usados como adjuvantes ao tratamento de aplicação ou laser com excelentes resultados, dependendo do efeito que se desejar (diminuir manchas, função anestésica etc)”.

Jayme comenta que algumas fórmulas de cremes, quando feitas em manipulação, podem ter o efeito de dar certa resistência a vasos superficiais e, com isso, garantem um tempo maior até que essas veias se transformem em vasos varicosos. “Mas o profissional precisa estar habilitado a lidar com essa formulação para prescrevê-la”, alerta.

Tratamento para varizes devem apostar nos venotônicos


Os melhores medicamentos para o tratamento de varizes são, segundo Jayme, os chamados venotônicos. “Eles agem de forma sistêmica na inflamação que existe na parede do vaso varicoso, tendo a capacidade comprovada de diminuir sintomas das veias varicosas e sintomas de insuficiência venosa. Com isso, reduz-se o aparecimento de varizes”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

27 comentários para "Cremes para pernas são eficazes no tratamento contra varizes?"

Sandra Cristina Peixoto

gostaria de adquirir o creme para as pernas para evitar varizes.

ANDREA

Vá há um médico especialista, aqui ninguém está vendendo nenhum creme, é apenas orientação sobre tratamentos. Fora que tratamento para prevenir ou tratar varizes é principalmente medicamento via oral, exercício físico, manter peso saudável e o uso de meias elásticas indicadas pelo médico. Não existe creme milagroso!

tazzera RR

A Sandra pelo jeito nem leu a matéria…

Cintia

Esse assunto é muito importante pois eu tinha uma certa dúvida,pois tenho varizes e já usei vários cremes,pra varizes e não vi resultado nenhum.Obrigado pelo esclarecimento,De.

Sonia piccoli

Todo ano tho que fazer ultra som nas pernas por causa das varizes..gostaria mto de me livrar desse peso e dores nas pernas..algum medicamento eficaz e que ñ cause danos ao figado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, devido a recomendação da Anvisa não podemos receitar nenhum medicamento.

Suely

O unico tratamento indicado pelo angiologista foi caminhar tenho intupimento de arteriais mas quando uso o creme venalote melhora um pouco

Eliana Dezontine Santeiro de Campos

Tenho linfedema congênito tardio. Gostaria de saber se os venotônicos também poderiam ser benéficos no meu caso.GrataEliana

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliana, é muito difícil recomendar algum tratamento sem conhecer o caso clínico. O médico que te acompanha poderá te orientar de forma adequada. Abraços.

Prof. Bispo

Três coisas a considerar sobre a matéria e alguns comentários:1. Consulta só com médico, achar que pergunta em artigo pode te orientar é o mesmo que aceitar instrução de leigo ou aquela indicação por whatsApp, vá ao médico.2. Muito importante ficar atento aos cremes “milagrosos” vendidos para curar tudo, inclusive varizes, tem muita gente que compra acreditando e é um grande engodo, uma pena que muitas pessoas preferem acreditar em promessas mirabolantes.3. Muito boa matéria, simples e clara, parabéns

Elza Magalhães

Ótima matéria. Simples e clara as explicações. Gosto de ler matéria sobre circulação pois tenho problema seríssimo, devido trabalhar a maior parte do tempo em pé.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elza, segue o link de acesso a outras matérias sobre este tema: https://cuidadospelavida.com.br/busca/circulação
Abraços.

Laerzio Cordeiro

Utilizei inúmeros cremes para varizes. Realmente não resolvem. Obrigado por mais essa informação, assim não fico na esperança que cremes ou outros similares irão resolver o meu problema. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Laerzio. Agradecemos por seu comentário. Para iniciar o tratamento mais eficaz é importante buscar atendimento com o angiologista, este profissional poderá auxilia-lo de maneira completa. Até logo.

Falo Mesmo

Sandrinha , lê a matéria abestada, kkkkkkkkkkkkk

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Falo. Continue por aqui para mais informações e diversas matérias que abordam os mais variados assuntos sobre saúde e tratamentos. Até logo.

Adriana

Nossa, qta indelicadeza com o comentário da Sandra, se em apenas uma situação dessa já ofendem, imagina em uma situação mas séria….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adriana. Agradecemos por compartilhar seu comentário. De acordo com a matéria os cremes possuem efeitos restritos, localizados e discretos no que se refere a tratamento ou prevenção. São melhores como forma de aliviar sintomas ou auxiliar outros tratamentos, como cirurgia, laser ou aplicação. Continue por aqui para mais informações e dicas como essa. Abraços.

Andréa

Provavelmente a Sandra não entendeu bem a matéria. Agora ofensas gratuitas são totalmente desnecessárias. Mostram o quanto o ser humano é dotado de bestialidade!

Maria Roseany Vito Joca

Teve Trombose em 2006 e fiquei com uma sequela horrível na perna e não some por nada! Já fui em vários especialistas Dermatologista Também e ninguém consegue resolver! Já passei vários cremes e óleo e nada! Tem alguma indicação para mim?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Agradecemos seu comentário. Entendemos seu relato e esperamos que em breve você encontre um profissional que atenda sua expectativa, pois o caminho é passar por um médico que consiga diagnosticar e prescrever um tratamento. Somente uma consulta presencial, para poder haver um averiguação do caso. Desejamos melhoras para você! Até a próxima.

Monica Esperidião

Gostei muito da matéria ! Pois eu tenho problema de circulação muito séria! Já fiz algumas cirurgia e descobri que realmente os cremes não eliminan varizes e nem tão pouco evita o aparecimento delas !! Mais eu uso sim alguns cremes que me faça sentir as pernas recheadas depois de um dia de trabalho e si sim me ajuda bastante !!, Mais valeu o esclarecimento!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Monica. Ficamos gratos que tenhamos agradado, continue nos acompanhando para mais informações sobre saúde, doenças e tratamento. Até a próxima!

Luiza Maria

Um assunto sério é a orientação de tratamentos de varizes, e não motivo de chacotas para os que não entenderam muito bem. Não custa nada orientar, sem ofender.

Paulo Gomes Silva

Gostaria de saber se meias de compressão são realmente eficaz contra varizes e se pode dormir com elas?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. As meias especiais auxiliam o tratamento de varizes, segundo o angiologista Rodrigo Fukushima. Porém, é preciso algumas medidas antes de utiliza-las, como as meias são feitas de um tecido elástico, a pressão correta depende do estiramento do tecido. Segue o link de uma matéria que poderia interessar-lhe. Abraços! https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/meias-de-compressao-tratamento-varizes

Sandro

O Brasil é assim mesmo, cheio de analfabetos funcionais.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.