Cremes de tratamento para varizes realmente funcionam? Saiba mais sobre essa medida!

  • +A
  • -A

Dentre as opções de tratamento para varizes, o uso de cremes é uma das opções mais escolhidas por quem sofre com o problema. Porém, algumas pessoas podem se perguntar se a eficácia desse tipo de produto é realmente comprovada. Será que o creme para varizes funciona? Se sim, como adotar essa medida? Para entender melhor a ação desse tipo de medicação, conversamos com o angiologista Jayme Filho, que contou tudo sobre o assunto. Veja só!

Tratamento para varizes inclui o uso de creme especializado?


As varizes são
veias dilatadas causadas por defeitos na circulação sanguínea e que geram muita dor e desconforto, além do incômodo estético causado por seu aparecimento, principalmente em áreas visíveis, como as pernas. Procurar ajuda médica para realizar o tratamento de varizes corretamente é fundamental para aliviar esses sintomas, e o creme pode ser um grande auxiliar. 

“Os cremes para varizes não têm ação isoladamente, mas atuam como tratamentos adjuvantes”, revela Dr. Jayme, que completa: “Eles podem gerar alívio para sintomas locais, como dor e coceira, e podem ajudar no controle de manchas”. Por isso, o uso de um bom creme específico para o problema, de preferência indicado por um profissional, pode ser uma maneira eficaz de controlar os sintomas de varizes

Cremes para varizes: como usar da maneira correta?

 

Mas, afinal, se o creme é um complemento, como tratar varizes nas pernas e em outras partes do corpo? De acordo com o angiologista, o ideal é criar um conjunto de medidas para a doença: “Como falado anteriormente, o creme deve ser associado ao tratamento para varizes convencional, com medicações, orientações, meias de compressão e escleroterapia”, diz Dr. Jayme. O uso das meias pode potencializar a ação de alívio do creme, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo o desconforto causado pelas veias anômalas. Cada quadro deverá ser orientado por um profissional.

O médico também indica a melhor maneira de usar o creme para varizes. “Normalmente, os cremes devem ser aplicados nos locais em que as varizes se concentram de uma a duas vezes ao dia”. Mudanças no estilo de vida também podem ajudar quem sofre com a doença e complementar a ação do creme e aliviar os sintomas. Praticar exercícios físicos aeróbicos, como ciclismo, caminhadas e corridas, costuma ser muito eficaz. Manter uma dieta rica em fibras e frutas, como aveia, mamão e ameixa, além de evitar o uso de saltos e ficar em pé durante longos períodos também são formas de potencializar o tratamento para varizes. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Cremes de tratamento para varizes realmente funcionam? Saiba mais sobre essa medida!"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.