Varizes: Costureira alivia dor nas pernas com tratamento e pode voltar a trabalhar


  • +A
  • -A

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), estudos nacionais apontam que 37,5% dos brasileiros sofrem com varizes, veias superficiais que se dilatam, entortam e causam sensação de queimação nas pernas devido a problemas na circulação do sangue. Necilda R. de O., de São João da Lapa/MG, região metropolitana de Belo Horizonte, faz parte desse grupo, mas com tratamento, conseguiu controlar as dores intensas causadas pela doença e dar a volta por cima.

Gravidez e histórico familiar facilitam o surgimento de varizes


“Eu tenho varizes desde muito nova, por volta dos 20 anos de idade. É um problema hereditário”, afirma Necilda, hoje com 54 anos, que lembra que sua mãe também tinha a condição. O histórico familiar é um dos principais
fatores de risco das varizes, assim como gravidez, idade avançada, excesso de peso e ser do sexo feminino.

A mineira somente procurou ajuda médica há cerca de um ano, quando as dores provocadas pelo problema se tornaram tão intensas que ela teve que abandonar seu trabalho como costureira. Ela precisava ficar sentada por muitas horas ao longo do dia, o que agravou as varizes. Agora, ela atua por conta própria e pode alternar entre permanecer sentada e ficar em pé, uma parte importante do tratamento.

Como é feito o tratamento das varizes?


O tratamento proposto por seu angiologista é feito com o uso de medicações que ajudaram a amenizar e a controlar a dor, mas Necilda deverá ainda fazer uma cirurgia para resolver o problema. Além disso, o médico indicou a
prática diária de caminhadas, conselho que a mineira segue rigorosamente.

Segundo o angiologista Ricardo Nobili, as caminhadas são muito importantes para o controle dos sintomas das varizes: “Para melhorar os sintomas, devemos fazer atividades físicas regularmente, como caminhadas, hidroginástica e natação”. O médico cita ainda outras medidas: “Devemos manter o peso dentro dos padrões de normalidade, repousar com elevação dos membros inferiores e usar meias elásticas“.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): http://www.sbacv.com.br/imprensa/releases/campanha-alerta-para-riscos-de-tratar-varizes-e-vasinhos-nas-pernas-inadequadamente

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Nobili

Dr. Ricardo Nobili

Angiologia

CRM: 31788-7 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Varizes: Costureira alivia dor nas pernas com tratamento e pode voltar a trabalhar"

Eduardo

Qual o custo do diosmim com 30 comprimidos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eduardo. Solicitamos por gentileza que você entre em contato conosco através da nossa central de atendimento: Cuidados Pela Vida – 0800 777 8432. Abraços.

JUSCELINO

MUITO BOA ESSAS INFORMAÇÕES, PARA QUEM POSSUI VARIZES.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Juscelino. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para receber mais matérias dicas e informações como essa. Abraços.

Helena Miranda

Excelente

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helena. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Temos mais matérias que abordam informações sobre esse tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/varizes

Floriza

Tomo Diosmim a pelo menos 4 anos mais ou menos 2xao dia,como sou alérgica tenho asma,comecei a ter urticária a 2 meses,consultei uma médico alergologista fiz vários exames de sangue e testes subcutâneo deu tudo normal ,verificou a bula médica,que menciona urticária como reação.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Floriza. As varizes são veias que se dilatam em função de defeitos na circulação sanguínea e fazem com que o sangue se acumule nos membros inferiores. A doença afeta homens e mulheres, mas a maior parte dos casos diagnosticados é do sexo feminino. É importante que você busque uma consulta presencial com o angiologista para que ele possa avaliar seu caso e se necessário readequar seu tratamento. Até logo.

Jair justo Aurélio

já fiz cirurgia faz uns 23 anos atrás e as varizes retornaram consultei com cardio vascular fiz exames e tenho vários pontos das pernas interrompidos minha canela e tornozelo direito incha , inclusive teria que retirar a safena . tem algum tratamento para desaparecimento destas varizes expostas sem ser feita nova cirurgia ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jair. Agradecemos por você compartilhar seu comentário. O tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia. Converse com seu médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.