Confira práticas do dia a dia que ajudam a prevenir o aparecimento de varizes


  • +A
  • -A

É comum muitos pacientes procurarem ajuda médica já com um caso avançado de varizes e isso não é o ideal. Mas que tal, além de procurar um angiologista, que é o profissional indicado para a doença crônica, prevenir o surgimento dos incômodos vasos sanguíneos dilatados? É uma ótima ideia, já que cerca de 38% da população brasileira possui varizes, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Mudança de hábitos

A prevenção depende apenas de si. Algumas práticas do dia a dia podem colaborar para evitar as varizes, que além de ser muitas vezes apontadas como apenas um problema estético, são, antes de tudo, assunto de saúde.

Essas atividades preventivas vão de exercícios físicos a alguns detalhes que passam despercebidos, como ficar muito tempo parado em uma única posição: “Controle do peso, atividades aeróbicas e evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, dentro do possível. Estas são algumas medidas práticas que auxiliam na sua prevenção”, aponta o angiologista Carlos Peixoto.

Vilões e mitos

Mas também existem alguns comportamentos que são considerados inimigos para quem já possui varizes. O descontrole do peso, o sedentarismo e o uso de hormônios sem orientação médica (para prevenção de gravidez ou prevenção), são os vilões mais comuns para ocorrência da doença nos membros inferiores.

Umas das dúvidas que rondam o assunto varizes é se o uso de salto alto e a prática da musculação são fatores de risco para o desenvolvimento das veias dilatadas e tortuosas. O Dr. Carlos Peixoto esclarece: “São mitos. Caso a pessoa já tenha varizes, esta sim pode ser agravada pela realização de musculação ou pelo uso de sapatos altos.”

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 52509860-RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Confira práticas do dia a dia que ajudam a prevenir o aparecimento de varizes"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.