Como as mulheres na menopausa podem evitar varizes?

  • +A
  • -A

A menopausa ocorre em um momento da vida da mulher em que ela já atingiu uma idade mais avançada e isso já justifica o aumento das varizes. O envelhecimento é um dos fatores de risco para o problema, assim como o ganho de peso, que é comum com o passar dos anos e com as alterações hormonais que caracterizam a menopausa.  

Menopausa deve ser sinal de alerta para buscar tratamento


“Quando as mulheres envelhecem, há um aumento natural do desenvolvimento de veias varicosas. Por isso
há mais varizes quando a mulher entra na menopausa”, afirma o angiologista Jayme Ramos. Ter consciência da relação entre menopausa e varizes é essencial para que a mulher, ao chegar nesta fase, possa se prevenir buscando o quanto antes um especialista que recomende o tratamento adequado.

Segundo o especialista, as veias varicosas podem aparecer em qualquer fase da vida e não somente na menopausa. “No entanto, o aumento da quantidade das varizes no período da menopausa resulta em um aumento de suas complicações”, afirma o médico. Portanto, é essencial desde sempre ter os cuidados necessários para diminuir as chances delas aparecerem ou serem mais graves no futuro.

Cuidados para prevenir e tratar varizes devem ser ainda maiores após a menopausa


Os cuidados que se deve ter ao longo da vida na tentativa de prevenir as varizes estão associados a hábitos de vida saudáveis. O sobrepeso e o sedentarismo são fatores muito relevantes para o desenvolvimento do problema, então buscar ter sempre uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos será de grande ajuda.
O uso de meias de compressão também é muito indicado, principalmente para quem tem maior tendência às varizes.

Quando a mulher chega à menopausa, a atenção com esses cuidados deve ser ainda maior do que o normal. Evitar fumar e beber álcool apenas moderadamente também é fundamental para diminuir as chances de sofrer com as varizes. Caso elas já sejam uma realidade para você, o tratamento medicamentoso também pode ser indicado por um médico. Os remédios atuam melhorando a circulação, o que melhora também o tônus venoso.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Como as mulheres na menopausa podem evitar varizes?"

Flaviana rocha godoi

Tenho tendência e já tenho uns vasos fortes nas pernas e fiz aplicações mas não resolveu muito apareceram outras e umas bem forte minha mãe tinha umas bem saltadas e as vezes do nada estourava as varizes , tenho medo de piorar pois passei no médico já e fiz doppler colorido ,ouvi falar de uma cirurgia de tirar a veia safena se for o caso eles fazem essa cirurgia??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Flaviana. Agradecemos o seu comentário. A retirada da veia safena está indicada para tratar as varizes quando a veia safena está entupida devido a dilatação excessiva deste vaso. Orientamos que converse com sua angiologista para verificar o tratamento mais indicado no seu caso. Abraços!

Enilce Prates

Quem tem problema circulatório é indicado reposição hormonal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Enilce. Agradecemos o seu comentário. A reposição hormonal é uma das soluções para o tratamento das pacientes que têm a patologia nos ossos. A reposição hormonal deve sempre ser avaliada individualmente em cada paciente. Para as pessoas que tem problemas circulatórios, existem outros tipos de tratamento, orientamos que acesse o link para mais informações https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes/existem-problemas-circulatorios-agravados-quadro-de-varizes. Abraços!

Rosana

Bom dia .Estou passando por este processo da menopausa,e no caso,varizes sempre fizeram parte da minha realidade.Agora,necessito da retirada também da auxiliar . Está ruim.Procedimento seguro?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosana. A cirurgia (ou a microcirurgia) é um tratamento muito resolutivo e, em determinados casos, principalmente de acordo com a vontade do paciente, pode ser indicada como a primeira forma de tratamento, até por uma questão de rapidez para a resolução do quadro varicoso. Desejamos sucesso no seu tratamento!

Joel de Paulo

O que fazemos,com varizes e varicose tem dia cansaço nas pernas alguma sugestão.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Joel. A prática regular de atividades físicas, em especial as aeróbicas (caminhada, corrida, bicicleta e natação), auxiliam no controle dos sintomas em pacientes com varizes. As meias de compressão graduada também ajudam. Elas exercem maior pressão na região do pé e tornozelo, que vai gradativamente sendo reduzida em direção ao joelho (meias 3/4) ou coxa (meias 7/8). Assim, o sangue é direcionado para o coração, compensando as alterações circulatórias das varizes e aliviando os sintomas. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.