search
    Título

    Como as mulheres na menopausa podem evitar varizes?

    Uncategorized

    Por

    A menopausa ocorre em um momento da vida da mulher em que ela já atingiu uma idade mais avançada e isso já justifica o aumento das varizes. O envelhecimento é um dos fatores de risco para o problema, assim como o ganho de peso, que é comum com o passar dos anos e com as alterações hormonais que caracterizam a menopausa.  

    Menopausa deve ser sinal de alerta para buscar tratamento


    “Quando as mulheres envelhecem, há um aumento natural do desenvolvimento de veias varicosas. Por isso
    há mais varizes quando a mulher entra na menopausa”, afirma o angiologista Jayme Ramos. Ter consciência da relação entre menopausa e varizes é essencial para que a mulher, ao chegar nesta fase, possa se prevenir buscando o quanto antes um especialista que recomende o tratamento adequado.
    Segundo o especialista, as veias varicosas podem aparecer em qualquer fase da vida e não somente na menopausa. “No entanto, o aumento da quantidade das varizes no período da menopausa resulta em um aumento de suas complicações”, afirma o médico. Portanto, é essencial desde sempre ter os cuidados necessários para diminuir as chances delas aparecerem ou serem mais graves no futuro.

    Cuidados para prevenir e tratar varizes devem ser ainda maiores após a menopausa


    Os cuidados que se deve ter ao longo da vida na tentativa de prevenir as varizes estão associados a hábitos de vida saudáveis. O sobrepeso e o sedentarismo são fatores muito relevantes para o desenvolvimento do problema, então buscar ter sempre uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos será de grande ajuda.
    O uso de meias de compressão também é muito indicado, principalmente para quem tem maior tendência às varizes.
    Quando a mulher chega à menopausa, a atenção com esses cuidados deve ser ainda maior do que o normal. Evitar fumar e beber álcool apenas moderadamente também é fundamental para diminuir as chances de sofrer com as varizes. Caso elas já sejam uma realidade para você, o tratamento medicamentoso também pode ser indicado por um médico. Os remédios atuam melhorando a circulação, o que melhora também o tônus venoso.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes