Como evitar complicações no quadro de varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como evitar complicações no quadro de varizes?

Conviver com varizes não é ruim apenas pela parte estética, mas também por conta dos sintomas do quadro. Se você sofre do problema, provavelmente já sentiu  ou sente dor, inchaço, ressecamento e estiramento da pele, coceira e ardência, certo? O pior é que a doença pode trazer ainda outras complicações, e para evitá-las, você deve se entregar de verdade ao tratamento.   

As complicações decorrentes das varizes podem ser evitadas ou diminuídas com um tratamento precoce e eficaz. Uso de meias elásticas, tratamento com escleroterapia, laser, espuma densa e cirurgia são alguns exemplo”, informa o angiologista Jayme Ramos. O tratamento das causas associadas, ou seja, tudo aquilo que provoca o surgimento das varizes, também é importante.

Fatores de risco e tratamento de varizes


“Existem diversos fatores que pioram ou colaboram para o desenvolvimento de um quadro de doença varicosa. Alguns deles são obesidade, sedentarismo, gestações repetidas, tratamentos hormonais, alguns tipos de exercícios e aumento da pressão venosa nos membros inferiores”. Além disso, vale citar também a carga genética, idade avançada e 
ser do sexo feminino.

Portanto, se você deseja e precisa se prevenir e tratar varizes, bem como suas possíveis complicações, deve buscar adotar em sua vida algumas práticas. Atividade física e dieta balanceada são interessantes, sobretudo para promover o emagrecimento e evitar a obesidade. Se você já sofre com varizes, vale também evitar roupas apertadas e buscar elevar as pernas sempre que possível.  

Complicações decorrentes de um quadro de varizes


Mas afinal, quais seriam as complicações decorrentes de um quadro de varizes? Segundo Dr. Jayme, normalmente as complicações mais comuns dessa doença são: sangramento, alteração de cor de pele, dermatites, alteração da estrutura da pele e desenvolvimento de úlceras venosas que podem servir de porta de entrada para infecções.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como evitar complicações no quadro de varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.