As varizes costumam causar coceira na pele? Por que não se deve coçá-las?

  • +A
  • -A

Se você tem varizes, provavelmente já teve a impressão de que elas causam coceira na pele. Esse fenômeno não é incomum e pode ser causado por uma reação da pele ao sangue de uma ou mais veias rompidas. É o que explica o angiologista Jayme Ramos, com quem conversamos para tirar suas dúvidas sobre a coceira provocada pelas varizes. Afinal, por que esse sintoma acontece e por que, nesses casos, não se deve coçar a pele? Confira!

Varizes podem causar coceira na pele: entenda o motivo


As varizes nada mais são do que veias doentes e deformadas que não cumprem mais a função de bombear sangue para o coração. De acordo com o angiologista, elas costumam causar coceira na pele quando se rompem e o sangue entra em contato com o tecido. “O sangue que extravasa de uma
variz rompida é extremamente irritante para a pele”, explica o médico. 

De forma geral, o rompimento das varizes pode ocorrer por diferentes motivos: excesso de dilatação, traumas na região, como empurrões e pancadas, e até mesmo durante o desempenho de tarefas comuns do dia a dia. Isso porque as veias varicosas são mais sensíveis que as veias saudáveis e, portanto, se rompem com mais facilidade.

A coceira na pele é apenas um dos problemas causados pelo rompimento de uma variz. As varizes são os primeiros sinais da insuficiência venosa crônica (IVC) e podem evoluir para problemas mais graves caso não haja o tratamento adequado. Por isso, os cuidados com a região acometida devem ser redobrados, sendo imprescindível o acompanhamento com um angiologista.

Coçar as varizes pode provocar infecções e põe os membros em risco

Se a sua primeira reação ao sentir a pele irritada é coçar as varizes, pense duas vezes. O angiologista explica que o atrito com a região pode ter consequências graves e irreversíveis para a saúde, justamente pelo alto grau de fragilidade das veias. “Não é aconselhável coçar porque a pele na insuficiência venosa é uma pele frágil. Uma lesão em um paciente com insuficiência venosa pode não cicatrizar e infeccionar. Essa infecção pode se tornar grave a ponto de colocar o membro e até a vida do paciente em risco”, alerta Dr. Ramos.

Para aliviar a coceira causada pelas varizes, o ideal é seguir um cronograma de tratamento que inclui medicação – que deve ser prescrita pelo seu angiologista – e compressão das veias acometidas, conforme explica o especialista: “Tratando a insuficiência venosa de base com venotônicos, usando meias de compressão, tratando as varizes e, em alguns casos, usando outras medicações, como corticoides”.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "As varizes costumam causar coceira na pele? Por que não se deve coçá-las?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.