search
    Título

    A alimentação pode influenciar no aparecimento de varizes?

    Uncategorized

    Por

    As varizes possuem vários fatores de risco. Além da predisposição genética, os mais conhecidos são o sedentarismo, obesidade, gravidez e o uso de anticoncepcionais. No entanto, há quem pense que os hábitos alimentares também influenciam no surgimento dos vasinhos tortuosos. Isso não é verdade.

    Flavonoides auxiliam fortalecimento das paredes das veias

     

    “Nenhum tipo de alimento está relacionado à gênese da doença venosa. O mais importante a considerar na origem das varizes é a tendência familiar e alguns outros fatores de risco como reposição hormonal e o tipo de profissão”, afirma o angiologista Marcello Moritz. Quanto à ocupação profissional, quem fica muito tempo trabalhando em pé ou sentado, dificulta o retorno venoso.
    Quando falamos em circulação sanguínea e alimentação, vale destacar que existem a circulação arterial e a venosa. A venosa, que pode haver a formação das varizes, se beneficia de alguns tipos de alimentos.
    “O resveratrol (flavonoides) é um antioxidante encontrado na uva, morango, laranja, damasco, ameixa, amora, tomate e mirtilo que fortalece a parede das veias”, exemplifica o Dr. Moritz, que esclarece que alimentos ricos em sódio não promovem a dilatação das veias, porém podem causar inchaço nas pernas, um dos sintomas das varizes.

    Beber água reduz inchaço nas pernas

     

    Falando em inchaço nas pernas, uma das atitudes importantes para uma circulação sanguínea saudável é, sem dúvida, a hidratação, que certamente será recomendada pelo seu médico.
    “Tomar água diminui o inchaço por causa da diminuição do sódio no organismo, auxilia no retorno venoso e também reduz sintomas como cansaço e peso nas pernas”, explica o angiologista.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes