A alimentação pode influenciar no aparecimento de varizes?


  • +A
  • -A

As varizes possuem vários fatores de risco. Além da predisposição genética, os mais conhecidos são o sedentarismo, obesidade, gravidez e o uso de anticoncepcionais. No entanto, há quem pense que os hábitos alimentares também influenciam no surgimento dos vasinhos tortuosos. Isso não é verdade.

Flavonoides auxiliam fortalecimento das paredes das veias

 

“Nenhum tipo de alimento está relacionado à gênese da doença venosa. O mais importante a considerar na origem das varizes é a tendência familiar e alguns outros fatores de risco como reposição hormonal e o tipo de profissão”, afirma o angiologista Marcello Moritz. Quanto à ocupação profissional, quem fica muito tempo trabalhando em pé ou sentado, dificulta o retorno venoso.

Quando falamos em circulação sanguínea e alimentação, vale destacar que existem a circulação arterial e a venosa. A venosa, que pode haver a formação das varizes, se beneficia de alguns tipos de alimentos.

“O resveratrol (flavonoides) é um antioxidante encontrado na uva, morango, laranja, damasco, ameixa, amora, tomate e mirtilo que fortalece a parede das veias”, exemplifica o Dr. Moritz, que esclarece que alimentos ricos em sódio não promovem a dilatação das veias, porém podem causar inchaço nas pernas, um dos sintomas das varizes.

Beber água reduz inchaço nas pernas

 

Falando em inchaço nas pernas, uma das atitudes importantes para uma circulação sanguínea saudável é, sem dúvida, a hidratação, que certamente será recomendada pelo seu médico.

“Tomar água diminui o inchaço por causa da diminuição do sódio no organismo, auxilia no retorno venoso e também reduz sintomas como cansaço e peso nas pernas”, explica o angiologista.

Dr. Marcello Moritz é angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 475483.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "A alimentação pode influenciar no aparecimento de varizes?"

Angela Maria dos Santos Melo

Tenho poucas varizes mais esta desenvolvendo muito vazos nas minhas pernas, o que devo fazer? Existe tratamento sem ser aplicação. Sinto canseira nas pernas e dores, o que devo fazer? Existe tratamento com medição ou a laser?Atenciosamente;Angela

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angela, o mais importante é buscar ajuda profissional. O angiologista é o especialista que poderá identificar diante de um exame presencial o tratamento mais adequado para você amenizando os sintomas da doença trazendo uma melhora significativa na sua qualidade de vida.
Até breve.

Amilton alves

Ótimo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amilton, que bom que você gostou da nossa matéria. Continue por aqui para acompanhar novas informações sobre diversos temas de saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Elisangela

Tenho poucas varizes aparentes mas sinto muito formigamento e sensação de dormência nas pernas o que pode ser isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elisangela, para que seja identificado a causa dos sintomas é muito importante buscar ajuda profissional, o angiologista é o especialista mais indicado nesses casos. Somente diante de uma consulta presencial e exames específicos é possível detectar a causa dos sintomas e iniciar o tratamento mais adequado. Até logo.

Pedro

No texto há uma controvérsia, pois alimentos não influenciam no aparecimento das varizes, mas há alimentos que evitam ou as minimizam pelo fortalecimento dos vazos.Se é assim, os alimentos não ingeridos facilitam o aparecimento dessas feias e desconfortáveis deformações. A alimentação incorreta ou deficitária influenciam no surgimento dessa doença, sim.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pedro, de acordo com o angiologisto Dr. Marcello Moritz nenhum tipo de alimento está relacionado à gênese da doença venosa. O mais importante a considerar na origem das varizes é a tendência familiar e alguns outros fatores de risco como reposição hormonal e o tipo de profissão. E completa a informação relatando os alimentos que auxiliam o fortalecimento das paredes das veias: “O resveratrol (flavonoides) é um antioxidante encontrado na uva, morango, laranja, damasco, ameixa, amora, tomate e mirtilo que fortalece a parede das veias”, exemplifica o Dr. Moritz, que esclarece que alimentos ricos em sódio não promovem a dilatação das veias, porém podem causar inchaço nas pernas, um dos sintomas das varizes. Até breve.

Patrícia Silva

Tenho refluxo nas velas savana mas suas perna vo na submeter a uma cirurgia, so praticante de spping devo continuar ou para?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Patricia, de acordo com o Dr. Jayme Ramos apesar de, em tese, qualquer tipo de exercício ser recomendado para o tratamento de varizes, o angiologista aponta que existem teorias indicando que algumas modalidades podem aumentar a chance de desenvolvimento de varizes nos membros inferiores. “Esses exercícios seriam os que forçam muito a parede abdominal e os que exigem movimentos de grande impacto ou torção em membros inferiores”, afirma Ramos. Exercícios com alta carga e levantamento de peso também podem trazer problemas para pacientes com varizes. Confira mais dicas em outra matéria no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/exercicios-recomendados-tratamento-varizes

Fabiana

Olá, sou uma paciente de cardiovascular, tenho insuficiência venosa, nas veias mais finas, acompanho vcs sempre que posso, e as dicas encontradas aqui ajudam muito a diminuir os sintomas, gosto muito das matérias

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fabiana, ficamos felizes por saber que nossas matérias tem lhe ajudado no tratamento. Lembrando sempre que é indispensável o acompanhamento do tratamento junto ao médico. Até breve.

Leonice maria de oliveira cavalcanti

Eu ja operei duas veses varises groça e ja retirei a safena de uma pena Eu quero saber Q tipo de execicio e bom pra melhorar a circulaçao pois Eu ja faço hidro jinasca pois as varises estâo vontando.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonice, de acordo com o angiologista Dr. Rodrigo Bono Fukushima apesar do sedentarismo ser um dos principais fatores para o desenvolvimento de varizes, o oposto também pode influenciar a ocorrência do quadro. A prática de atividade física, quando exagerada, contribui para o comprometimento dos vasos dos membros inferiores. Contudo, se exercitar normalmente não gera problemas, pelo contrário, é benéfico para prevenir e tratar varizes. Consulte seu médico para que ele possa indicar os exercícios mais adequados para você. Confira outra matéria com mais informações sobre a doença e seus tratamentos no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes/pegar-peso-tratamento-varizes

Angela Maria Ferreira Gonçalves Dias

Tenho varizes e trabalho andando muito quando vou descansar sinto muitas dores nas pernas por dentro tipo dor de tendinite o que poderá ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angela, muitas pessoas trabalham várias horas por dia em uma mesma posição, seja em pé ou sentadas. Essa prática pode resultar em varizes, pois facilita o acúmulo do fluxo sanguíneo nos membros inferiores. Para ter um diagnostico preciso orientamos que você procure por um angiologista pois somente após exames é possível identificar a causa dos sintomas. Temos outra matéria que aborda também esse assunto. Confira clicando no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/trabalhar-mesma-posicao-piorar-varizes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.