A acupuntura pode ajudar no tratamento de varizes?

  • +A
  • -A

A acupuntura é uma técnica medicinal chinesa milenar e que tem sido utilizada até os dias de hoje como terapia para diversos problemas de saúde, como as varizes, que causam intenso desconforto e cansaço nas regiões afetadas e que podem atrapalhar a qualidade de vida do paciente. Mas, será que a acupuntura é realmente um bom tratamento para varizes? O cirurgião vascular Lucas Rodrigues comentou sobre essa técnica e quais os seus reais efeitos nas varizes. Confira! 

A acupuntura para varizes funciona? 


Muitas pessoas que sofrem com as varizes têm recorrido à acupuntura, mas será mesmo que ela funciona? De acordo com o Dr. Rodrigues, ainda é cedo para afirmar, mas tudo indica que a técnica pode ter impactos positivos na saúde vascular. “Parece que a acupuntura pode ajudar no controle de sintomas e possivelmente na melhora da
circulação sanguínea, além da redução da atividade inflamatória, mas os estudos ainda são incipientes e precisam de maiores trabalhos para termos melhores conclusões. De qualquer forma, seria uma terapia adjuvante e não o tratamento definitivo”, afirma o médico. 

Apesar de a acupuntura ser benéfica e ter ação até mesmo analgésica e relaxante, ajudando no bem-estar do paciente, é muito importante fazer um acompanhamento médico com um especialista para manter o tratamento com remédio para varizes e outras medidas que podem ser recomendadas pelo profissional habilitado. Em alguns casos, é recomendada até mesmo a cirurgia de varizes, dependendo da gravidade do quadro

Cremes para varizes e atividades físicas podem acompanhar o tratamento

Mudanças no estilo de vida podem ajudar e muito no alívio dos sintomas e devem fazer parte do tratamento de varizes. Dr. Rodrigues cita alguns deles. “A doença varicosa apresenta um amplo espectro de apresentação, mas o seu tratamento apresenta sempre o mesmo pilar: atividade física, manter o peso dentro da faixa ideal para altura e manter os membros inferiores elevados ao repouso (quantas vezes no dia puder – intervalo no trabalho, ao ver televisão, ao dormir, por exemplo)”, diz o médico. 

Além disso, outra medida interessante destacada pelo cirurgião vascular é o uso de creme para varizes. “Os cremes para varizes podem ajudar a aliviar os sintomas e deixar a pele mais resistente à formação de feridas. No entanto, não controlam a evolução da doença ou de suas complicações mais graves, como trombose venosa, servindo apenas como um tratamento adjuvante”, destaca o médico. Para potencializar os efeitos, é possível associar o uso do creme com meias de compressão, que ajudam a amenizar os sintomas de varizes e a melhorar a circulação sanguínea.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Lucas Rodrigues

Dr. Lucas Rodrigues

Angiologia

CRM: 178659 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A acupuntura pode ajudar no tratamento de varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.