O TOC pode ser um sintoma da esquizofrenia?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- +A
- -A
As obsessões e a compulsões características do TOC podem ser, por vezes, incomuns, ao ponto de remeter a sintomas típicos da esquizofrenia, o que aproximaria os dois transtornos psicológicos. Contudo, um paciente com TOC tem a consciência de que sua obsessão não faz sentido (apenas não consegue controlá-la), diferentemente de um esquizofrênico. Portanto, não há uma ligação direta entre os quadros.
Diferenças e semelhanças entre TOC e esquizofrenia
“TOC e esquizofrenia são dois transtornos psiquiátricos diferentes, sendo que um não pode ser considerado sintoma do outro. O que podemos verificar é que no curso da esquizofrenia há a presença de sinais e sintomas que surgem antes do início da doença (pródromo). Em alguns casos de adolescentes, o início súbito de comportamento obsessivo-compulsivo foi considerado como sendo esse pródromo”, comenta a psiquiatra Ana Cláudia Ducati.
Segundo a médica, o paciente com TOC pode não ter uma percepção plena de sua doença, o que geraria uma certa semelhança com a esquizofrenia. “Mas mesmo assim o TOC é distinto de um transtorno delirante ou psicótico, pois os indivíduos com TOC têm obsessões e compulsões, e não outras características da esquizofrenia, como por exemplo, alucinações e delírios”.
Tratamento de TOC e esquizofrenia e comorbidade
Para ambos os transtornos é indicado o uso de medicações psicotrópicas, assim como terapias psicossociais. “Para o TOC, a principal escolha são os antidepressivos. Em alguns casos, a associação com antipsicóticos mostrou-se eficaz para a redução de sintomas. Para a esquizofrenia, a principal escolha de psicofármacos são os antipsicóticos”, diferencia Ana Claudia.
O TOC raramente ocorre sozinho, o que significa que muitas vezes coexiste com outro transtorno psicológico. “Contudo, ainda não é possível afirmar se o fenômeno da comorbidade ocorre pela coexistência de entidades diagnósticas distintas ou se é resultado da sobreposição de sintomas e síndromes. Segundo uma revisão científica, é estimado que cerca de 12% dos pacientes com esquizofrenia apresentam diagnóstico em comorbidade com o TOC”.
Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 10 comentários para "O TOC pode ser um sintoma da esquizofrenia?"
-
Juliana Rufino Pereira sales
Ah 2 anos eu descobrir que tenho toc! Consegui melhorar 90% mas quando fico ansiosa o toc volta com muita entidade!Meu toc é em relação a limpeza de casa principalmente com parede!
-
Emilly
Tenho 12 anos,e tenho Toc,é horrível….Fico cheia de Pensamentos Obsessivos e me Sinto Culpada por Qualquer coisinha simples
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Emilly, é importante seguir as recomendações médicas para que você mantenha uma qualidade de vida. Temos em nosso site matérias sobre este assunto que podem te auxiliar. Segue o link de uma delas: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/toc/como-melhorar-vida-convivendo-com-toc
-
Vera
Tenho uma dúvida meu irmão está com sinão mas de tocar toma banhos muito demorado problemas de limpeza e viciado em jogar não se alimenta direito quando começa comer só começa lanche está muito magro será esquizofrenia também por favor se puder me ajudar com mais informações.
-
Jessica
Oi quando a pessoa tem pensamentos intrusivos sempre o mesmo e TOC? Tenho dois desde os 13 hj tenho 23 ele fica um bom tempo sem vim e logo depois ele volta e do cunho sexual
-
sandra
boa tarde, meu irmão ficou esquizofrenico aos 12 anos, hoje tem 47 esta tomando olamzapina, cloridrato de climipramina akneton, ele esta com um comportamento de pegar tudo que ve, papel rasga em varios pedacinhos, raspava a parede da casa , o medico disse que toc , mais toma remedio e esta com os mesmos comportamentos, tem disinesia mexe a cabeça, pescoço , orelhas , e uma escreveção de oração e rasga joga fora dai a pouco escreve mais oração rasga e joga fora , esta muito ruim para andar , perdi as forças das pernas e caim. em que podem me ajudar
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Sandra, o transtorno obsessivo-compulsivo, o TOC, é uma doença psiquiátrica que tem o desenvolvimento de pensamentos obsessivos e compulsões como principais características. Como informado na matéria o TOC e esquizofrenia são dois transtornos psiquiátricos diferentes, sendo que um não pode ser considerado sintoma do outro. O que podemos verificar é que no curso da esquizofrenia há a presença de sinais e sintomas que surgem antes do início da doença. Procure o psiquiatra para que ele possa alinhar o tratamento do seu irmão amenizando assim os sintomas da doença melhorando a qualidade de vida do paciente. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.