O TOC pode se manifestar como uma compulsão sexual?


  • +A
  • -A

Um quadro de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) só é diagnosticado caso haja sempre obsessão e compulsão em um paciente, assim como o nome sugere. Logo, um comportamento sexual que se manifesta de forma compulsiva pode indicar um quadro de TOC, mas desde que ocorra necessariamente em resposta a um pensamento obsessivo.

Sendo parte de TOC ou não, compulsão por sexo pode trazer riscos para saúde


“Compulsão sexual é um sintoma que pode estar presente em vários transtornos. Na Psiquiatria, nós não separamos um sintoma e com isso temos o diagnóstico. Então, falar sobre um sintoma isoladamente é muito complicado. É o mesmo que perguntar qual doença causa febre. A febre é um sintoma presente em muitos casos”, explica a psiquiatra Erika Mendonça.

As compulsões causam sofrimento importante na vida dos pacientes, independentemente do quadro em que estejam inseridas. Elas podem ser incapacitantes, dependendo do tempo que é gasto para sua realização. “A compulsão sexual pode se relacionar à exposição e risco de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo”.

Tratamento do TOC com compulsão sexual


Segundo a médica, quando um paciente com compulsão sexual for atendido, é importante fazer logo o diagnóstico para definir a qual transtorno mental essa condição pode estar relacionada. “Se for parte de um quadro de TOC mesmo,
o tratamento deverá ser igual ao de outros tipos de TOC, com outros conteúdos”.

O tratamento pode ser realizado por meio da utilização de remédios específicos e de terapia cognitivo-comportamental. O processo em si se assemelha bastante com o tratamento da depressão, mas em geral a resposta do paciente com TOC costuma ser mais lenta. Quando feito de maneira adequada, o tratamento pode amenizar os sintomas quase totalmente, embora uma remissão completa não seja tão comum.

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

Foto: Shutterstock

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O TOC pode se manifestar como uma compulsão sexual?"

Sergio Castro

Gostaria de saber que medicamentos são usados para este caso Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sergio, realize uma consulta com o médico especialista para que ele avalie seus sintomas e prescreva o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.