O TOC costuma estar associado a outros transtornos, como TDAH e Tourette?


  • +A
  • -A
Imagem do post O TOC costuma estar associado a outros transtornos, como TDAH e Tourette?

O transtorno obsessivo-compulsivo é um problema psiquiátrico que se caracteriza pelo pensamento fixo em algo e pelas manifestações compulsivas, em geral, físicas, como forma de alívio do estresse. O distúrbio, também chamado pela sigla TOC, requer tratamento para que os rituais não se intensifiquem e prejudiquem a vida do paciente.

Somando transtornos psiquiátricos

Apesar de ser uma doença bastante conhecida, poucas pessoas sabem que o TOC pode estar associado ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH, e à Síndrome de Tourette. Ou seja, um mesmo paciente pode desenvolver o TOC e ao mesmo um dos outros dois problemas psiquiátricos.

“Pode haver o que se chama de comorbidades, quando mais de um transtorno ocorre ao mesmo tempo. Não é tão comum, mas no caso do TDAH, a comorbidade é mais frequente que o TDAH sozinho”, explica o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt. Segundo ele, o TOC funciona como um gatilho, facilitando o início dos sintomas.

Compulsões semelhantes

A Síndrome de Tourette se manifesta por meio de movimentos e sons repetitivos e involuntários. Essas compulsões são parecidas com as manifestadas por pacientes com TOC e devem ser distinguidos por alguém especializado. “Para se avaliar Tourette, em particular, o paciente precisa apresentar tanto tiques motores como vocais, não necessariamente ao mesmo tempo”, afirma Reinhardt.

Entre os movimentos estão gestos corriqueiros, como coçar o queixo, que podem passar despercebidos. Os sons repetitivos, entretanto, podem causar incômodo em colegas de trabalho e da escola, tornando ainda mais importante o tratamento da síndrome.

O tratamento do TOC, quando associado ao TDAH ou à Síndrome de Tourette, se torna mais complicado e ainda mais fundamental. De acordo com o psiquiatra, a terapia deve abordar todos os distúrbios. Em alguns casos são necessários de duas a três medicações, uma para cada transtorno.

Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra e especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência e atua em Florianópolis. CRM-SC: 10573

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O TOC costuma estar associado a outros transtornos, como TDAH e Tourette?"

Fabiano

meu médico diz que a “raiz” minha é TDAH, ou seja, genética e eu sei que já na infância tinha TOC….Eu me lembro das manias assim como, estar no mundo da lua…Meu nome é Fabiano …e tenho outras co – moribidades, pânico, fobia social, bipolaridade ou a tal, mas com p/ a fase deprê…já tentei suicídio, mas, como tenho medo da dor, tomei centenas de fármacvos…comecei cedo…aos 16 anos me mediquei e me tornei adicto em várias substâncias…fiz facul..de Ed. Física…2 anos depois entrei no mndo do crack…hj depois de 11 anos em 19 internações, estou 3 meses limpos e traumatizado…preciso de ajuda….estou ficando louco….é sério…..às x me assusto com a minha frieza em pensar em morrer…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.