Quais são as causas para o desenvolvimento do transtorno obsessivo compulsivo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as causas para o desenvolvimento do transtorno obsessivo compulsivo?

Um dos transtornos mentais que mais tem mobilizado a ciência nas últimas décadas é o TOC. No Brasil, as estimativas mais precisas apontam que o transtorno obsessivo compulsivo atinge cerca de três a quatro milhões de pessoas. No entanto, as causas exatas desta doença ainda não foram descobertas.

Origem incerta

A ciência ainda é incapaz de apontar uma causa para o problema, que pode estar relacionada aos neurotransmissores serotonina e dopamina, substâncias que agem no cérebro e regulam, entre outras funções, o sono, o humor e o apetite. “A origem do TOC é extremamente complexa e permanece desconhecida. É possível que haja influência dos sistemas neurotransmissores e no equilíbrio serotonina-dopamina”, explica a psiquiatra Vera Garcia.

Os avanços dos estudos científicos sobre a doença caminham na direção que aponta para uma combinação entre fatores biológicos e influências do ambiente, já que traumas e fobias podem acabar precipitando o surgimento do TOC.

Além das manias

O transtorno não consiste em apenas manias, mas verdadeiras compulsões e obsessões que atrapalham a vida do indivíduo e de pessoas com as quais ele convive, como amigos e familiares. São comuns casos de doentes que ficam aflitos com a possibilidade de estar em locais contaminados por vírus e bactérias ou extremamente tensos com a hipótese de ter deixado a luz acesa ao sair de casa, por exemplo.

Até pouco tempo, o transtorno era considerado raro, mas o avanço no diagnóstico permitiu que a ciência estimasse que o número de pessoas com a doença esteja entre 1,5% e 2,5% da população mundial. A doença costuma surgir na infância, a partir dos quatro ou cinco anos de idade, mas é comum também se manifestar ao longo da adolescência.

 

Dra. Vera Garcia da Silva é psiquiatra formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 462718

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as causas para o desenvolvimento do transtorno obsessivo compulsivo?"

Rose Vasconcelos

Qual a causa? Nasce assim.Tive diabete aos 8 anos, Será desencadeou ou piorou um pouco.Lidava e não percebia.Agora 8 anos tive crise forte de Ansiedade.Morreu um amigo meu é de meu marido do nada, infarto fulminante.Daí piorou pra valerMuitos medos tinha desde 8 anos.Aumentou de tamanho.Ficou enorme.Fui psicológa tratarFaz 8 anos tratamento.Medos entendi foram embora.Mas tinha muitos pensamentos distorcidos.Ex.Entendi que eu CONTROLAVA muito.Programação pra tudo, desiquibrio.Prevenir desequilíbrio.Mas tinha muito medo do que não podia CONTROLAR.Achando tinha esse PODER.Achando entender eu podia CONTROLAR e evitar SOFRER.Já sei agora. EntendiNão controla nada.Podemos programar e previnir em equilíbrio, mas não.controla o que vai acontecer.JAMAIS.Sei não tenho esse PODERParei buscar ENTENDER para CONTROLAR.Enquanto não entendiFaz 2 anosPassei enviar direto msgs Família e amigosEntender para controlar evitar SOFRERAgora parei faz 3 dias.Não adianta.Daí passei mandar msgs as pessoasAjudando ela ENTENDERPara não sofrer.Quero saber?Como desencadeou?Seria TOC meu Problema?Tenho dúvidas.Obrigada.Aguardo resposta.Rose.Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Olá Rose, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.