Conheça os três diferentes tipos de TOC


  • +A
  • -A
Imagem do post Conheça os três diferentes tipos de TOC

Manias, compulsões e obsessões sem controle podem atrapalhar a rotina, influenciar negativamente na vida de amigos e familiares e dificultar a saúde mental. Alguns casos assim são diagnosticados como TOC, distúrbio psiquiátrico que atinge entre três a quatro milhões de pessoas no Brasil.

O transtorno obsessivo-compulsivo se caracteriza por rituais comuns, mas em doses exageradas, como limpeza das mãos várias vezes ao dia, checagem sistemática da porta de casa e trocas de roupa excessivas. Além das obsessões, existem ainda as compulsões que envolvem a repetição de frases e palavras, feitura de listas e manter tudo ordenado ou em sequência.  

Os três tipos de TOC


Segundo a psiquiatra Andrea Cristina Galastri, existem três tipos de TOC: “TOC com predomínio de ideias ou ruminações obsessivas, nos quais predominam ideias, imagens e pensamentos invasivos e limitantes. Há  também o TOC com predomínio de comportamentos compulsivos, no qual os atos (rituais, verificações e limpeza) se sobrepõem aos pensamentos, e o tipo misto, com ideias e atos em igual severidade.”

A psiquiatra acha difícil definir qual dos três tipos dificulta mais as atividades do dia a dia e merece mais atenção. “O TOC com limpeza pode atrapalhar menos um homem solteiro que reside sozinho do que uma mulher com filhos pequenos e que trabalha fora”, o que indica que cada pessoa tem uma resposta diferente ao transtorno. Andrea ainda faz um alerta para a angústia gerada pelos sintomas que já é grave e importante, independentemente do meio externo.

O tratamento para o TOC inclui terapia e remédios


O tratamento para os três tipos é basicamente o mesmo e inclui terapia e medicação antidepressiva. O que muda é a própria relação do indivíduo com o distúrbio, a gravidade do problema, o apoio familiar e a resposta do organismo aos medicamentos receitados, que podem ajudar ou dificultar no controle do problema.

Dra. Andrea Cristina Galastri é psiquiatra e atende em Jaraguá do Sul/SC. CRM-SC: 10561

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Conheça os três diferentes tipos de TOC"

Amles Rafaela

Eu me sinto uma pessoa inútil, eu não consigo ter paz mental, toda vez tenho pensamentos intrusos, pensamentos obsessivos, sobre tudo, isso me deixa angustiada, triste, eu chego a evitar lugares. Também me sinto triste, a todo momento, sem perspectiva de nada.

Cuidados Pela Vida

Oi Amles, é difícil sentir que não temos controle sobre nossa mente, no entanto de acordo com a psiquiatra Luciana Staut, o TOC é um transtorno crônico e pode ser controlado desde que o tratamento se dê de forma continuada. Procure um profissional especialista para que ele possa te auxiliar a buscar uma melhor qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.