Como funciona o tratamento para o TOC?


  • +A
  • -A

Um distúrbio psiquiátrico que altera a rotina de milhares de pessoas pelo mundo, o TOC vai além de simples manias, se caracterizando por compulsões e obsessões que causam sofrimento no paciente, em seus familiares e amigos próximos. Pelo lado positivo, a medicina tem tratamentos eficazes que ajudam a controlar o problema e melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com a doença.

Os tratamentos

Existem dois tipos de tratamentos: os que usam medicamentos e os que utilizam terapia para sanar o transtorno. O primeiro tipo aposta na utilização de antidepressivos que agem em favor da serotonina, um neurotransmissor que atua no sono, no humor e no apetite.

O tratamento do TOC também difere do tratamento da depressão no tempo de resposta aos medicamentos, como aponta a psiquiatra Vera Garcia. “Embora o tratamento seja muito semelhante ao da depressão, o paciente com TOC responde de forma mais lenta, necessitando aproximadamente de 3 a 6 meses de uso das medicações  para determinar se haverá uma resposta satisfatória”, afirma a psiquiatra.

O tratamento que não utiliza medicação é a chamada terapia cognitivo-comportamental. Bastante eficiente, ela trabalha o transtorno batendo de frente com o problema. O terapeuta auxilia o paciente a enfrentar situações que o deixam ansioso ou tenso, começando de maneira mais leve e avançando com o passar do tempo.

Combinando possibilidades

Para melhores resultados, é possível combinar as duas formas de combate ao TOC e até recorrer a outros procedimentos. “Para os casos muito graves, refratários a todos os tratamentos disponíveis, estão indicadas a Eletroconvulsoterapia e a intervenções psicocirúrgicas”, explica Vera.

Também é muito importante que o doente e a família conheçam a doença a fundo e entendam como ela funciona. Muitos são vítimas de preconceito e da falta de informações sobre o funcionamento do transtorno. Com o conhecimento em mãos, os tratamentos são mais rápidos e provocam menos sofrimento, possibilitando o controle do TOC no dia a dia. Os sintomas podem recuar totalmente, embora a remissão completa seja relativamente rara.

 

Dra. Vera Garcia da Silva é psiquiatra formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 462718

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como funciona o tratamento para o TOC?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.