Unhas frágeis: quais alimentos ajudam na formação da queratina?


  • +A
  • -A

Quando estão saudáveis, as unhas crescem fortes e resistentes e a queratina é a substância que lhes fornece essas características. Segundo a dermatologista Christiane Ribeiro, ela é composta por vários aminoácidos e também é responsável por dar força aos cabelos e à pele humana. Veja abaixo como é feita a formação da queratina.

Produtos com biotina são essenciais para a formação da queratina


“A alimentação é fundamental para a manutenção da queratina no corpo. Consumir alimentos que têm zinco, selênio e
biotina ajuda nessa manutenção, já que não existem alimentos com queratina”, afirma a médica, que complementa dizendo que são as células da pele que irão produzi-la depois da ingestão desses nutrientes. 

De acordo com a especialista, alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o corpo na formação da queratina. Como exemplos, são citados leite e seus produtos derivados, além de ovos, peixes e outros tipos de carnes. Já as fontes de biotina incluem feijão, nozes, cereais integrais, cogumelos e couve-flor. 

Deficiência de queratina fragiliza saúde das unhas


A falta de queratina pode facilitar o desenvolvimento de uma condição conhecida como
síndrome das unhas frágeis, que prejudica a saúde e a aparência das unhas. Os sinais são logo notados: as unhas começam a descamar, soltam lascas, se quebram com facilidade e toda sua estrutura fica mole. 

Esse problema, no entanto, tem tratamento, como informa Dra. Christiane: “Pessoas com unhas frágeis há muito tempo devem recorrer ao auxílio médico. O especialista irá indicar suplementos para minimizar os danos, com biotina, conhecida como vitamina B7, que atua na formação da pele, unhas e cabelos”.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Ribeiro

Dra. Christiane Ribeiro

Dermatologia

CRM: 64568 / SP

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Unhas frágeis: quais alimentos ajudam na formação da queratina?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.