AchèAchè
    search
    Título

    Unhas frágeis: quais alimentos ajudam na formação da queratina?

    Uncategorized

    Por

    Quando estão saudáveis, as unhas crescem fortes e resistentes e a queratina é a substância que lhes fornece essas características. Segundo a dermatologista Christiane Ribeiro, ela é composta por vários aminoácidos e também é responsável por dar força aos cabelos e à pele humana. Veja abaixo como é feita a formação da queratina.

    Produtos com biotina são essenciais para a formação da queratina


    “A alimentação é fundamental para a manutenção da queratina no corpo. Consumir alimentos que têm zinco, selênio e
    biotina ajuda nessa manutenção, já que não existem alimentos com queratina”, afirma a médica, que complementa dizendo que são as células da pele que irão produzi-la depois da ingestão desses nutrientes. 
    De acordo com a especialista, alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o corpo na formação da queratina. Como exemplos, são citados leite e seus produtos derivados, além de ovos, peixes e outros tipos de carnes. Já as fontes de biotina incluem feijão, nozes, cereais integrais, cogumelos e couve-flor. 

    Deficiência de queratina fragiliza saúde das unhas


    A falta de queratina pode facilitar o desenvolvimento de uma condição conhecida como
    síndrome das unhas frágeis, que prejudica a saúde e a aparência das unhas. Os sinais são logo notados: as unhas começam a descamar, soltam lascas, se quebram com facilidade e toda sua estrutura fica mole. 
    Esse problema, no entanto, tem tratamento, como informa Dra. Christiane: “Pessoas com unhas frágeis há muito tempo devem recorrer ao auxílio médico. O especialista irá indicar suplementos para minimizar os danos, com biotina, conhecida como vitamina B7, que atua na formação da pele, unhas e cabelos”.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes