Quais são os sinais do envelhecimento da pele do pescoço?

  • +A
  • -A

O pescoço é uma área do corpo que está muito sujeita aos efeitos do sol, do frio e de outros fatores que afetam a saúde da pele. Como consequência, é uma das partes que sofrem mais precocemente com o envelhecimento. Conhecer os primeiros sinais da idade avançada que aparecem na pele do pescoço é fundamental para proteger essa região. Veja quais são esses sinais, logo abaixo. 

Rugas e flacidez indicam envelhecimento da pele do pescoço


“Os sinais de envelhecimento do pescoço são as rugas finas (que, posteriormente, tornam-se mais profundas) e também a flacidez”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. Além disso, com o passar dos anos, a pele do pescoço pode perder parte do seu brilho, ganhar manchas e se irritar com mais facilidade. 

Rugas finas e profundas são dois tipos diferentes de rugas. As rugas finas também são chamadas de rugas estáticas e estão associadas à perda do colágeno, que dá sustentação e elasticidade à pele, e à exposição aos raios solares. As profundas, por sua vez, são causadas tanto por fatores externos quanto pelo envelhecimento natural do corpo e aparecem mesmo quando os músculos da face estão relaxados. 

Genética e tabagismo influenciam envelhecimento da pele


Segundo a especialista, cada pessoa apresenta um processo de envelhecimento individual, que depende de vários fatores, como genética, exposição ao sol e tabagismo. “Mas, em geral, esses sinais se tornam mais comuns
a partir dos 35 anos, quando a perda de colágeno da pele começa a se tornar mais evidente”, explica a médica. 

Para Doutora Bruna, a prevenção do envelhecimento da pele do pescoço segue as mesmas medidas indicadas para o resto do corpo: “Devemos sempre usar filtro solar e hidratante, evitar muita exposição ao sol e o tabagismo, ter uma alimentação equilibrada e dormir bem. Quando os primeiros sinais surgem, podemos lançar mão de procedimentos em consultório”. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são os sinais do envelhecimento da pele do pescoço?"

Marilene

Marilene monteiro Valadão viana

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.