Por que sabonetes comuns podem piorar a oleosidade em quem já tem esse tipo de pele?

  • +A
  • -A

A pele oleosa é um tipo de pele que exige alguns cuidados especiais para manter a quantidade de sebo controlada e diminuir o aparecimento de cravos e espinhas. Um dos cuidados mais importantes é o uso de produtos dermatológicos adequados para essa pele. Os sabonetes comuns, por exemplo, não devem ser utilizados, já que podem piorar a oleosidade. 

Sabonetes com enxofre ajudam a controlar oleosidade


“Pessoas com pele oleosa devem
usar sabonetes apropriados. Sabonetes comuns não fazem o controle da oleosidade adequadamente e podem ressecar demais ou deixar a pele ainda mais oleosa”, afirma a dermatologista Marcela Benez. 

“Ao se retirar a oleosidade sem inibir sua produção, a pele entende que deve produzir mais óleo para repor o que foi retirado”, continua a médica. Esse processo é conhecido como efeito rebote, ou seja, produz o efeito oposto do desejado, o que também pode acontecer ao lavar o rosto excessivamente

De acordo com a especialista, é preciso deixar os sabonetes comuns de lado e optar por aqueles compostos por enxofre, ácido salicílico, ácido glicólico e piritionato de zinco, por exemplo, mais adequados para a pele oleosa. Esses produtos limpam a pele, deixando-a livre de bactérias e fungos, e ainda ajudam a controlar a oleosidade.

Produtos com óleo podem piorar a oleosidade da pele


Além de usar sabonetes específicos, é importante adotar outros cuidados para não piorar a oleosidade da pele. “Deve-se evitar produtos oleosos compostos por petrolato e pomadas. Sempre optar por produtos livres de óleo e antiacneicos”, recomenda Dra. Marcela. Vale lembrar ainda que é fundamental
hidratar a pele e usar protetor solar todos os dias. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
acne
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que sabonetes comuns podem piorar a oleosidade em quem já tem esse tipo de pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.