Quais são os riscos de usar remédios caseiros no tratamento da calvície?

  • +A
  • -A

As principais causas da alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, são a hereditariedade e alterações hormonais. É uma condição que é relativamente frequente na população, atingindo principalmente os homens devido à relação da queda de cabelo com a presença de testosterona. Muitas pessoas acreditam que métodos feitos em casa podem impedir a queda e até promover o crescimento dos fios. Será que o uso desses remédios caseiros no tratamento da calvície pode trazer riscos à saúde?

Remédios caseiros podem causar alergias e queimaduras


A dermatologista Andrea Godoy afirma que tratamentos desse tipo podem provocar reações adversas. “O uso de métodos caseiros pode piorar o problema, causar alergias e até queimaduras”, alerta a médica. Como se trata de uma condição genética que é desencadeada pelos níveis hormonais no sangue, os remédios caseiros não são realmente eficazes.

A alteração hormonal no sangue favorece a atrofia dos folículos (bulbos) capilares. Com o tempo, os fios vão ficando mais finos e o cabelo vai ficando mais ralo, acelerando o processo. Outros fatores também podem contribuir para o desenvolvimento de calvície como a dermatite seborreica, estresse, distúrbios da tireoide, alimentação carente de vitaminas, o uso de certos medicamentos e a aplicação de produtos químicos.

Tratamento da calvície irá depender da causa


“A eficácia do tratamento depende da causa, podendo compreender o uso de produtos tópicos, suplementos ou medicamentos via oral e via aplicação no consultório”, explica Dra. Andrea.
Alguns cuidados podem complementar o tratamento, como manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, evitar banhos quentes e procedimentos capilares com produtos químicos fortes, como descolorações e alisamentos.

Alguns sinais podem indicar que a saúde capilar não vai bem. Notar que os fios caem em maior quantidade ou mais depressa em relação aos últimos meses, que o couro cabeludo está vermelho, arde e coça, que a produção de oleosidade está acima do normal e que há produção excessiva de caspa são alguns exemplos. Ao observar os sintomas, é fundamental procurar a ajuda de um médico dermatologista. 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Andrea Godoy

Dra. Andrea Godoy

Dermatologia

CRM: 97673 / SP

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os riscos de usar remédios caseiros no tratamento da calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.