Quem tem varizes pode ter problemas de pele? Por quê?

  • +A
  • -A

As veias dilatadas e tortuosas causadas por problemas na circulação sanguínea são classificadas como varizes. É uma doença extremamente comum, que afeta cerca de 38% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). As varizes nas pernas são as mais observadas, especialmente em trabalhadores que passam muitas horas sentados ou em pé

Varizes podem causar incômodos estéticos e sensoriais – já que inchaço, sensação de peso, ardência e queimação são sintomas relacionados -, mas também podem surgir outras complicações. Afinal, varizes causam manchas escuras e outros problemas de pele? Conversamos com a cirurgiã vascular Lethicia Mesquita para tirar essas dúvidas. Confira!

A relação entre varizes e problemas de pele

É importante entender que as varizes em si não são problemas de pele, mas, a longo prazo, a falta de tratamento pode resultar em complicações cutâneas. É comum que surjam manchas escuras na pele e mudanças de textura no local com varizes. Isso deixa a pele mais fragilizada e até com perda de sensibilidade. 

Dra. Lethicia explica: ”À medida que a doença venosa se agrava, pode ocorrer escurecimento da pele, conhecido como dermatite ocre, e até mesmo surgimento de úlceras venosas”. Essas alterações podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes. ”Também podem ocorrer trombose e inflamação das varizes, conhecida como tromboflebite. Em outros casos, pode acontecer sangramento das varizes (varicorragia)”, acrescentou a cirurgiã vascular.

O tratamento de varizes pode evitar úlceras venosas e dermatite ocre

Fazer o tratamento de varizes e vasinhos é a melhor forma de evitar complicações. ”Pacientes com varizes devem utilizar meia elástica diariamente, evitar ficar longos períodos em pé e evitar ganhar peso. A prática de atividade física é recomendada”, informa a especialista. 

Caso os problemas na pele, como manchas escuras, dermatite ocre e úlceras venosas, já tenham se manifestado, é preciso iniciar um tratamento dermatológico para acompanhar essas questões. Procure um médico ao notar coceira, pele esbranquiçada, lesões, liberação de pus e manchas escuras na pele (hiperpigmentação). 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/ 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Lethicia Mesquita

Dra. Lethicia Mesquita

Cirurgia Vascular

CRM: 171599 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quem tem varizes pode ter problemas de pele? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.