Quem tem varizes pode ter problemas de pele? Por quê?

  • +A
  • -A

As veias dilatadas e tortuosas causadas por problemas na circulação sanguínea são classificadas como varizes. É uma doença extremamente comum, que afeta cerca de 38% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). As varizes nas pernas são as mais observadas, especialmente em trabalhadores que passam muitas horas sentados ou em pé

Varizes podem causar incômodos estéticos e sensoriais – já que inchaço, sensação de peso, ardência e queimação são sintomas relacionados -, mas também podem surgir outras complicações. Afinal, varizes causam manchas escuras e outros problemas de pele? Conversamos com a cirurgiã vascular Lethicia Mesquita para tirar essas dúvidas. Confira!

A relação entre varizes e problemas de pele

É importante entender que as varizes em si não são problemas de pele, mas, a longo prazo, a falta de tratamento pode resultar em complicações cutâneas. É comum que surjam manchas escuras na pele e mudanças de textura no local com varizes. Isso deixa a pele mais fragilizada e até com perda de sensibilidade. 

Dra. Lethicia explica: ”À medida que a doença venosa se agrava, pode ocorrer escurecimento da pele, conhecido como dermatite ocre, e até mesmo surgimento de úlceras venosas”. Essas alterações podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes. ”Também podem ocorrer trombose e inflamação das varizes, conhecida como tromboflebite. Em outros casos, pode acontecer sangramento das varizes (varicorragia)”, acrescentou a cirurgiã vascular.

O tratamento de varizes pode evitar úlceras venosas e dermatite ocre

Fazer o tratamento de varizes e vasinhos é a melhor forma de evitar complicações. ”Pacientes com varizes devem utilizar meia elástica diariamente, evitar ficar longos períodos em pé e evitar ganhar peso. A prática de atividade física é recomendada”, informa a especialista. 

Caso os problemas na pele, como manchas escuras, dermatite ocre e úlceras venosas, já tenham se manifestado, é preciso iniciar um tratamento dermatológico para acompanhar essas questões. Procure um médico ao notar coceira, pele esbranquiçada, lesões, liberação de pus e manchas escuras na pele (hiperpigmentação). 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/ 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Lethicia Mesquita

Dra. Lethicia Mesquita

Cirurgia Vascular

CRM: 171599 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quem tem varizes pode ter problemas de pele? Por quê?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.