Mito ou verdade: Quem tem a pele oleosa deve evitar hidratá-la?

  • +A
  • -A

Quando se pensa em cuidados com a pele a hidratação é fundamental. Ela contribui para a saúde da pele, renovando a barreira protetora e ainda traz uma melhoria estética, deixando o toque suave e macio. Mas quem tem uma pele oleosa, com produção de sebo excessiva, pode ficar na dúvida quanto à hidratação. Afinal, é verdade que a pele oleosa não deve ser hidratada?

Segundo a dermatologista Marcela Benez, a pele oleosa deve, sim, ser hidratada, mas com produtos adequados. “A hidratação da pele, além de melhorar a barreira cutânea e equilibrar seu pH, também contribui para diminuir sua oleosidade”, explica a médica.

Como tratar a oleosidade da pele

Os sabonetes de limpeza profunda são os principais aliados na hora de controlar a oleosidade. Por terem compostos com ação adstringente e antimicrobiana, ajudam a controlar o sebo fechando os poros e protegem contra micro-organismos nocivos. No entanto, é preciso atenção ao utilizar esses produtos, já que a pele não deve ser lavada mais que três vezes ao dia. Além dessa rotina de limpeza, é recomendado o uso de filtro solar de toque seco, o que ajuda a proteger a pele da ação nociva do sol, mas não contribui para aumentar a oleosidade.

O uso excessivo de cosméticos seborreguladores podem deixar a pele mais vulnerável, já que nesses casos a camada de proteção é retirada. Por isso, é sempre recomendado procurar um especialista antes de começar qualquer tratamento. Também é imprescindível que esses procedimentos venham sempre acompanhados de uma hidratação eficaz.

Outras medidas para hidratar a pele oleosa


Além dos produtos específicos e voltados para a pele oleosa, alguns outros cosméticos podem complementar a rotina de cuidados.
A água dermatológica, por exemplo, é um produto que beneficia todos os tipos de pele. Além de ter uma ótima função hidratante, ela contém diversos ativos que ajudam a manter a saúde geral da pele, atuando com ação anti-inflamatória, antifúngica e analgésica. 

A hidratação também se faz de dentro para fora, então os cuidados do dia a dia não devem ser deixados de lado. Ter um alimentação balanceada rica em nutrientes como vitaminas e minerais, ingerir água suficiente, evitar hábitos nocivos como tabagismo e consumo de álcool são algumas medidas que colaboram para uma pele mais saudável e hidratada.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mito ou verdade: Quem tem a pele oleosa deve evitar hidratá-la?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.