De quanto em quanto tempo deve-se aplicar a medicação para calvície?

  • +A
  • -A

A calvície é uma doença de caráter hereditário, que não tem cura nem prevenção. Porém, é possível tratar o problema assim que ele começa a se manifestar, o que permite que a queda do cabelo seja controlada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a única forma de evitar o desenvolvimento do problema é adotar o tratamento adequado indicado por um médico especialista no assunto. 

Medicação tópica para controle da calvície


A
principal medida do tratamento contra calvície é o uso de medicamento específico para o quadro. Para que se possa obter o resultado desejado, a aplicação deve ser feita corretamente, nos intervalos exatos indicados pelo médico. Não seguir a`risca o que foi prescrito pode comprometer o processo e o efeito do remédio.

“O medicamento tópico mais comumente usado para tratar calvície deve ser aplicado no couro cabeludo uma vez ao dia. Este produto age estimulando o aumento da circulação no couro cabeludo, o que favorece o crescimento dos fio. Porém, o uso irregular não conseguirá manter os resultados e os fios poderão voltar a cair ou mesmo não obter nenhuma melhora”, explica a dermatologista Juliana Fonte.

Alimentação nutritiva no tratamento


Em paralelo ao uso do medicamento, o paciente que trata calvície pode se beneficiar de algumas medidas adjuvantes,mais simples, mas que funcionam para complementar o tratamento.
A alimentação entra nesse contexto, tendo em vista que uma boa nutrição é apontada como importante para a saúde capilar. 

Os principais nutrientes para a saúde capilar são as proteínas, vitaminas A, B, B3 e C, ferro, ômega 3, silício, zinco, cobre, magnésio, cálcio e ácido fólico. Esses nutrientes podem ser obtidos por meio de diversas fontes alimentares, mas, caso seja necessário e haja indicação médica, o paciente também pode recorrer à suplementação.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "De quanto em quanto tempo deve-se aplicar a medicação para calvície?"

Antonio

Tenho caspas até nas sombrancelha

Cecília

A pergunta não foi respondida. Afinal, de quanto em quanto tempo deve-se aplicar a medicação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cecília. Para que se possa obter o resultado desejado, a aplicação deve ser feita corretamente, nos intervalos exatos indicados pelo médico. Não seguir a`risca o que foi prescrito pode comprometer o processo e o efeito do remédio. O intervalo das aplicações não possui um padrão, o médico pode adotar uma conduta específica em cada caso de calvície. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.