Quantas vezes devemos reaplicar o protetor solar durante o dia?


  • +A
  • -A

O uso do protetor solar deve ser feito todos os dias e não apenas nos momentos de lazer ao ar livre (nos quais ocorre um maior contato com a luz do sol), segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Isso porque, ao sair para a rua, todos ficam expostos à ação dos raios ultravioleta, que aceleram o processo de envelhecimento da pele. O ideal é que o filtro solar seja reaplicado no rosto pelo menos duas vezes todos os dias.

 

Filtro solar deve ser utilizado mesmo em dias nublados


“A recomendação é
utilizar o filtro solar no dia a dia duas vezes e, em caso de exposição mais intensa, reaplicar sempre que necessário. Muitas vezes há suor excessivo ou ocorre lavagem das áreas expostas, então é importante reaplicar para que o efeito de proteção se mantenha”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.

Inclusive, o filtro solar deve ser usado e reaplicado mesmo em dias nublados, pois os raios solares perigosos conseguem ultrapassar as nuvens e entrar em contato com a pele. É muito importante levar isso a sério porque o senso comum faz com que muitos acreditem que o filtro só deve ser aplicado em dias de sol. Então você acha que está se protegendo adequadamente mas sua pele ainda sofre nos dias nublados.

 

Medidas de proteção da pele que atuam em conjunto com o filtro solar


Além do filtro solar, é recomendado apostar em proteções físicas complementares, como chapéu, óculos de sol, roupas adequadas e guarda-sol (especificamente nos dias de praia). A combinação de todos esses cuidados será o diferencial para manter a pele bem protegida e, portanto, bem cuidada e com a
juventude prolongada.

“O uso do protetor solar também deve ser associado a outras medidas importantes para a manutenção de uma pele saudável. A boa alimentação, por exemplo, de onde virão os nutrientes necessários para que a pele esteja saudável para produzir seus próprios protetores naturais e eliminar os radicais livres; atividade física regular, que faz seu corpo como um todo estar bem e, consequentemente, sua pele; e controle de estresse, que também ajudará a reduzir os radicais livres produzidos no organismo”, informa a médica.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quantas vezes devemos reaplicar o protetor solar durante o dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.