AchèAchè
    search
    Título

    Qual é a importância de cortar as unhas de pés e mãos?

    Uncategorized

    Por

    As preocupações do dia a dia são tantas que por vezes as pessoas acabam esquecendo de cuidar de pequenos detalhes relacionados à própria saúde e higiene pessoal. O desleixo com as unhas dos pés e das mãos é um bom exemplo, já que, mal cuidadas, podem auxiliar na transmissão de diversas doenças.

     

    Unhas grandes geram mau odor, micose e ficam mais propensas a encravar

     

    De acordo com a imunologista Claudia Lobo César, as unhas alojam grande número de vírus e bactérias e, quanto maior o seu tamanho, mais facilidade os germes têm para se instalarem no local. “Com isso, aumenta o risco de infecções, principalmente se a pessoa tem o costume de roer as unhas, pois assim aumentam as chances de ingerir os germes que ali estão”, diz.

    A médica afirma também que, se não higienizadas corretamente, as unhas podem causar problemas ainda mais sérios. “Quando passamos da hora de cortar as unhas, elas podem encravar, gerar mau odor por acúmulo de resíduos, umidade e também ocasionar micose. As unhas devem ser cortadas, no mínimo, a cada 15 dias”, conclui.

     

    Mãos e pés devem ser sempre bem higienizados por conta da presença de germes

     

    Contudo, esta atenção não deve ser dada apenas às unhas. Mãos e pés também alojam grande quantidade de germes, então devem ser sempre bem higienizados também. “Quando encostamos em objetos, bactérias e vírus que estão neles ficam em nossa pele e, com isso, são transportados para outros lugares. É por isso que as mãos são agentes transmissores de doenças em potencial”.

    Para evitar esta contaminação, deve-se lavar as mãos frequentemente ao longo do dia com água e sabão, ou álcool em gel, caso não seja possível a limpeza do modo tradicional. “Os pés também não podem ser esquecidos, já que bactérias e fungos alojam-se entre os dedos e as unhas, onde células mortas se decompõem causando mau cheiro e também causando as micoses”, conclui a médica.

     

    Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba/SP. CRM-SP: 53881

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes